Mudanças, permanências e ponderações sobre o trabalho de editoria de um periódico
DOI:
https://doi.org/10.1590/s1517-970220234901001%20Palabras clave:
Editorial, Educação e Pesquisa, Volume 49Resumen
A redação do editorial da revista Educação e Pesquisa ocorre ao término de um extenso
ano de dedicação, durante o qual enfrentamos diversas mudanças.
Indubitavelmente, a mais sentida foi o precoce falecimento de nossa
estimada colega editora, Shirley Silva
Descargas
Referencias
COLOMBO, Enzo. Reflexividade e escrita sociológica. Educação, Santa Maria, v. 41, n. 01, p. 15-26, jan./
abr. 2016.
CRITÉRIOS, política e procedimentos para a admissão e a permanência de periódicos na Coleção SciELO.
São Paulo: Scielo, 2020.
Educ. Pesqui., São Paulo, v. 49, e20234901001, 2023. 9
DANCE, Amber. Peer review needs a radical rethink. Nature, v. 614, p. 581-583, 16 Feb. 2023a
DANCE, Amber. Stop the peer-review treadmill. I want to get off. Nature, v. 614, p. 581-583, 16 Feb.
b.
GALIAN, Cláudia V. A.; PIETRI, Émerson. A ciência e os periódicos científicos: mais um ano de lutas
num cenário de pandemia, negacionismos e desincentivos. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 47,
p. e20214701001, 2021. Editorial.
GLOBAL State of peer review [online]. Publons, 2018 [viewed 29 March 2023]. Available from: https://
publons.com/community/gspr
NASSI-CALÒ, Lilian. Reformular a avaliação por pares para torná-la sustentável. [S. l.: s. n., 2023].
Disponível em: https://blog.scielo.org/blog/2023/03/29/reformular-a-avaliacao-por-pares-para-torna-lasustentavel/
SLEMIAN, Andréa; COUTO, Katia Cilene do; VIEIRA, Martha Victor. Editorial. Revista Brasileira de História,
São Paulo, v. 42, n. 90, May/Aug. 2022. https://doi.org/10.1590/1806-93472022v42n90-02
SPINAK, Ernesto. De pareceristas estrela a pareceristas fantasmas – Parte I [online]. SciELO em Perspectiva,
São Paulo, 2019 [viewed 09 October 2023]. Available from: https://blog.scielo.org/blog/2019/02/05/depareceristas-estrela-a-pareceristas-fantasmas-parte-i/
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Educação e Pesquisa
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los conceptos emitidos en los artículos son de exclusiva responsabilidad de sus autores y no reflejan necesariamente la opinión de la redacción.
Está permitida la reproducción total o parcial de los trabajos, siempre y cuando se indique explícitamente la fuente.