With how many films can we talk about children? Childhood representational plurality in cinema
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349262397porKeywords:
Cinema e educação, Crianças e infâncias, Formação docente, Revisão filmográfica, Representações cinematográficasAbstract
Este artigo apresenta um recorte descritivo dos dados de uma pesquisa de doutorado realizada entre 2017 e 2021, cuja ênfase envolveu problematizar a experiência formativa, pedagógica e estética com filmes no contexto acadêmico, mais particularmente no curso de pedagogia. Ao salientar a pluralidade representacional das crianças por meio dos filmes, a partir de uma revisão filmográfica, ou do estado da arte fílmica, e com base nos relatos dos professores participantes do estudo, o objetivo deste texto é refletir sobre a quantidade significativa de curtas, médias e longas-metragens que representam as crianças em suas distintas narrativas. Em relação aos métodos utilizados, privilegiamos no trabalho uma conjunção metodológica interdisciplinar e multirreferencial, com base na Grounded Theory e na bricolagem científica, respaldada pela fenomenologia-hermenêutica. Evidenciamos um total de duzentas e quatro (204) obras cinematográficas entre as publicações analisadas – os dados referem-se a teses, dissertações e artigos científicos –, resultante de buscas no banco de teses e dissertações de bibliotecas digitais e em plataformas de periódicos. Entre os filmes descritos pelos docentes, contabilizamos trinta (30) produções. Consideramos, diante dessa quantidade de obras, que os filmes fazem parte do processo formativo dos estudantes e permitem outras leituras sobre as crianças e infâncias no contexto contemporâneo, o que revela sua relevância como fonte e referência no processo formativo.
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