Qualidade da educação e desempenho de escolas públicas de Minas Gerais nas Olimpíadas de Matemática

Autores

  • Andréa Cristina de Almeida Universidade Federal de Viçosa
  • Antônio Carlos Brunozi Júnior Universidade Federal de Viçosa
  • Igor Santos Tupy Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450262400

Palavras-chave:

Educação pública, Qualidade da educação, OBMEP

Resumo

No presente estudo analisou-se a relação entre a qualidade da educação – estrutura escolar física, estrutura escolar pedagógica, docentes, discentes e políticas educacionais - de escolas públicas de municípios mineiros e os seus desempenhos, de premiados, na OBMEP. Tal investigação tem como diferencial a utilização de uma abordagem quantitativa, demonstrando que a OBMEP é relacional, baseada na qualidade social da educação e na ótica não equânime do sucesso das escolas públicas em políticas relacionadas à educação. Na literatura existente, a OBMEP foi discutida preponderantemente pelas abordagens pedagógicas ou de conteúdos das provas, e não como ação a ser influenciada nas escolas. Com uma amostra de 420 escolas públicas pertencentes à regional MG06 da OBMEP, aplicou-se um modelo de regressão de Poisson, associando-se variáveis representativas da qualidade social da educação - fatores intra e extra escolares - com o desempenho na OBMEP, quantidade de medalhas obtidas pelas escolas. Percebeu-se que para apresentar um desempenho satisfatório, ou seja, obter sucesso na OBMEP, alcançando-se premiações, é necessário que as escolas públicas tenham infraestrutura adequada, em condições para o exercício do trabalho docente, estudantes em situações favoráveis de acesso e permanência no ensino regular, além da atuação permanente do Estado mediante o desenvolvimento de políticas públicas educacionais. Tais resultados sinalizam a necessidade de maior comprometimento das esferas políticas e sociais para a melhoria da qualidade da educação pública básica no Brasil, para que ocorra maior divulgação do potencial da OBMEP como política pública de inclusão social e não só para a busca de resultados e premiações.

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Publicado

2024-02-21

Como Citar

Qualidade da educação e desempenho de escolas públicas de Minas Gerais nas Olimpíadas de Matemática. (2024). Educação E Pesquisa, 50, e262400. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450262400