Expectativas parentais na temporalidade contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v22i1p29-44Palavras-chave:
parentalidade, expectativas, desenvolvimento infantil, contemporaneidade.Resumo
Este trabalho tem como objetivo avaliar as expectativas parento-filiais na temporalidade contemporânea. Foram realizadas entrevistas com 132 membros de famílias heteroparentais e homo-parentais, dos segmentos médios da população carioca, com diferentes configurações. As entrevistas foram analisadas pelo método de análise de conteúdo. Observamos que os ideais da sociedade engendram mudanças no modo de se pensar os projetos de vida da geração seguinte. Constatamos que a maioria dos pais e dos filhos apresenta expectativas voltadas para a profissão, apontando para a representação de um futuro trabalhador. Tal representação torna equivalente, muitas vezes, o processo de desen- volvimento humano ao processo de crescimento profissional.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O envio dos manuscritos deverá ser acompanhado de Carta à Comissão Executiva solicitando a publicação. Na carta, o(s) autor(es) deve(m) informar eventuais conflitos de interesse - profissionais, financeiros e benefícios diretos ou indiretos - que possam vir a influenciar os resultados da pesquisa. Devem, ainda, revelar as fontes de financiamento envolvidas no trabalho, bem como garantir a privacidade e o anonimato das pessoas envolvidas. Portanto, o(s) autor(es) deve(m) informar os procedimentos da aprovação da pesquisa pelo Comitê de Ética da instituição do(s) pesquisador(es) com o número do parecer.
O material deve ser acompanhado também de uma Declaração de Direito Autoral assinada por todo(s) o(s) autor(es) atestando o ineditismo do trabalho, conforme o seguinte modelo:
Eu, Rinaldo Voltolini, concedo à revista o direito de primeira publicação e declaro que o artigo intitulado Sobre uma política de acolhimento de professores em situação de inclusão, apresentado para publicação na revista Estilos da Clínica, não foi publicado ou apresentado para avaliação e publicação em nenhuma outra revista ou livro, sendo, portanto, original.