Um texto freudiano surpreendentemente esquecido: "Sobre a concepção das afasias: um estudo crítico"
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v22i1p166-184Palavras-chave:
Freud, afasia, John Stuart Mill, representação, metapsicologiaResumo
Este trabalho examina a influência do associacionismo nominalista de John Stuart Mill no pensamento freudiano, especialmente na monografia “Sobre a concepção das afasias: um estudo crítico”, de 1891, obra fundamental que não tem ocupado o espaço que mereceria na literatura. Seu objetivo é demonstrar a importância dessa obra para o estudo dos fundamentos da concepção freudiana sobre a linguagem e as repercussões das concepções nela apresentadas nas construções metapsicológicas posteriores, particularmente da noção de “representação” (Vorstellung), que pode ser considerada um ponto nodal em torno do qual gravitam questões cruciais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O envio dos manuscritos deverá ser acompanhado de Carta à Comissão Executiva solicitando a publicação. Na carta, o(s) autor(es) deve(m) informar eventuais conflitos de interesse - profissionais, financeiros e benefícios diretos ou indiretos - que possam vir a influenciar os resultados da pesquisa. Devem, ainda, revelar as fontes de financiamento envolvidas no trabalho, bem como garantir a privacidade e o anonimato das pessoas envolvidas. Portanto, o(s) autor(es) deve(m) informar os procedimentos da aprovação da pesquisa pelo Comitê de Ética da instituição do(s) pesquisador(es) com o número do parecer.
O material deve ser acompanhado também de uma Declaração de Direito Autoral assinada por todo(s) o(s) autor(es) atestando o ineditismo do trabalho, conforme o seguinte modelo:
Eu, Rinaldo Voltolini, concedo à revista o direito de primeira publicação e declaro que o artigo intitulado Sobre uma política de acolhimento de professores em situação de inclusão, apresentado para publicação na revista Estilos da Clínica, não foi publicado ou apresentado para avaliação e publicação em nenhuma outra revista ou livro, sendo, portanto, original.