“Outras crianças”: nossos discursos. Reflexões sobre a clínica com crianças imigrantes
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v26i3p509-519Palavras-chave:
Infância, Imigração, Clínica, AlteridadeResumo
Este artigo pretende trazer reflexões para a clínica com foco na relação com a alteridade a partir da experiência no trabalho com crianças imigrantes na cidade de São Paulo. Considerando que na contemporaneidade as crianças são interpeladas, cada vez mais, por discursos objetificantes, esse trabalho pretende refletir sobre como estes operam na intersecção com discursos sobre imigração e como estes afetam a prática clínica. Para tanto, esse estudo irá retomar a discussão da infância enquanto uma categoria histórica, social e política e analisará específicos discursos sobre a criança imigrante no contexto escolar e na saúde mental. Esta análise contribui ao debate sobre a escuta na clínica, na qual ressaltamos a reflexão sobre alteridade e a importância em considerar o contexto social do sujeito, assim como o ideal de infância que está em cena, na sua relação com as categorias de gênero, raça e classe e imigração.
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