Orientação educacional com psicanálise: um lugar de escuta em tempos de escola remota
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v26i1p29-43Palavras-chave:
Psicanálise, Orientação educacional, Ensino remoto, Escuta, ParentalidadeResumo
O presente artigo traz, a partir da análise das falas dos atendimentos realizados pela orientação educacional no período de ensino remoto, efeitos e reflexões que um espaço de escuta pode produzir durante a pandemia de COVID-19. De modo virtual, a busca pelo Serviço de Orientação Educacional seguiu acontecendo, e trouxe pontos que nos são caros para pensar a parentalidade na atualidade. À luz da psicanálise, discute-se dois apontamentos a partir dos atendimentos realizados: o primeiro localiza-se justamente na demanda que é levada à escola, sinalizando um apelo ao saber sobre a criança à quem supõe-se saber sobre toda criança. O segundo diz respeito ao discurso dos pais sobre o filho - que revela algo para além daquilo que se apresenta.
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