Outra clínica, outra escola: psicanálise e educação em tempos de pandemia – Parte II
psychanalyse et éducation en période de pandémie - Partie II
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v26i2p189-191Palavras-chave:
pandemiaResumo
O ineditismo imposto pela pandemia não impossibilita que uma análise aconteça, contudo impõe uma reflexão acerca da tática e da estratégia, orientadas pela política da Psicanálise, a qual, como bem indica Lacan, coincide com a sua ética. Este segundo número do Dossiê “Outra clínica, outra escola: psicanálise e educação em tempos de pandemia” reúne textos a respeito da clínica. Os autores problematizam os limites e as possibilidades de flexibilização do setting e da técnica, ao discutir o caráter inventivo das experiências com a clínica online, assim como a dimensão sociopolítica do sofrimento, sobretudo em contextos de vulnerabilidade social. Destacam-se vivências singulares que analisam o dispositivo institucional, o atendimento de crianças com impasses graves na constituição psíquica, assim como as vicissitudes do trabalho com adolescentes. Apesar dos inúmeros desafios, os psicanalistas parecem não ter recuado em tempos de pandemia e atendimentos virtuais. Esse é o testemunho dos autores que compõem esse dossiê.
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Referências
LACAN, Jacques. A direção do tratamento e os princípios de seu poder. In: ______. Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998. Original de 1958.
VERZTMAN, J.; ROMÃO-DIAS, D. Catástrofe, luto e esperança: o trabalho psicanalítico na pandemia de COVID-19. Revista latinoamericana de psicopatologia fundamental, v. 23, p. 269-290, 2020.
VIRÍLIO, P. O espaço crítico. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.
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Eu, Rinaldo Voltolini, concedo à revista o direito de primeira publicação e declaro que o artigo intitulado Sobre uma política de acolhimento de professores em situação de inclusão, apresentado para publicação na revista Estilos da Clínica, não foi publicado ou apresentado para avaliação e publicação em nenhuma outra revista ou livro, sendo, portanto, original.