Representation of religion in the print media of Great Britain and Jamaica and cultural barriers to communication: a comparative study
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.152527Palavras-chave:
Ciudadanía Comunicativa, Competencia Sociocultural, Educación Multicultural, Comunicación Religiosa, Barreras Culturales a la ComunicaciónResumo
O presente trabalho reúne uma investigação sobre a representação nos meios de comunicação de massa de seis religiões e grupos seculares em quatro jornais do Reino Unido e Jamaica realizados em 2013. Através da análise de conteúdo, os autores tentam determinar, entre outras coisas, o que era o elemento mais importante nas notícias sobre a religião, se as fontes usadas ou o discurso ou tema principal de cada uma dessas religiões. Conclui-se que não parece haver grandes diferenças na representação da religião por meio desses sistemas de mídia e países com culturas e contextos sociopolíticos semelhantes. O islamismo e o cristianismo receberam a representação mais “negativa”, mas também um enquadramento “positivo” para o cristianismo, enquanto algumas religiões não são representadas de forma alguma. Este artigo também analisa as possíveis barreiras culturais à comunicação que podem estar presentes nas informações sobre religiões.
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