O porquê do respeitável público: o espectador na sustentabilidade teatral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.153427

Palavras-chave:

Teatro, Cultura, Público, Espectador, Estudos Culturais

Resumo

Este artigo analisa a importância do espectador não especializado para a sustentabilidade do teatro – notadamente o teatro de grupo paulistano, em âmbitos artísticos e econômicos. O artigo é originado da pesquisa “Respeitável público: uma reflexão sobre a relação entre o teatro de grupo paulistano e o público não especializado”, desenvolvida durante o Mestrado em Estudos Culturais na EACH/USP e exposta no IV Simpósio Internacional de Cultura e Comunicação na América Latina do CELACC/USP. O autor propõe que o contato com o público deve se tornar preocupação e responsabilidade prioritárias entre aqueles que oferecem atividades ou bens culturais –  produtores, artistas, difusores e pesquisadores, para que a ação cultural tenha reais condições de, ao mesmo tempo, promover o sustento digno de seus profissionais e conquistar relevância e sentido social.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Vítor Silva Freire, Universidade de São Paulo (USP)

    Bacharel em Artes Cênicas pela ECA/USP. Mestrando em Estudos Culturais pela EACH/USP. Especialista em Gestão Cultural pelo SENAC/SP. Ator-criador e produtor teatral, fundador da Cia. Ruído Rosa. Professor de Gestão Empreendedora em Arte e Cultura do curso Técnico em Teatro do SENAC/SP.

Referências

ALVES JR., D. Espaço Cia. da Revista pede socorro com boas atrações. Veja São Paulo, São Paulo, 25 abr. 2018. Disponível em: <https://vejasp.abril.com.br/blog/dirceu-alves-jr/espaco-cia-da-revista-pede-socorro-com-boas-atracoes/>. Acesso em: 21 jun. 2018.

ALVES JR., D. Sites especializados em financiamento coletivo ajudam espaços culturais. Veja São Paulo, São Paulo, 18 jul. 2015. Disponível em: <https://vejasp.abril.com.br/cultura-lazer/teatro-financiamento-coletivo-centros-culturais/>. Acesso em: 21 jun. 2018.

ARAUJO, A.; AZEVEDO, J. F.; TENDLAU, M. (Org.). Próximo ato: teatro de grupo. São Paulo: Itaú Cultural, 2011.

ARISTÓTELES. Arte Poética. São Paulo: Martin Claret, 2003.

BENJAMIN, W. A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica. Porto Alegre: Zouk, 2012.

BIDERMAN, I. Profissionais da dança protestam em SP contra cancelamento de edital. Folha de São Paulo, São Paulo, 13 mar. 2017. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2017/03/1866178-profissionais-da-danca-protestam-em-sp-contra-cancelamento-de-edital.shtml>. Acesso em: 21 jun. 2018.

BRECHT, B. Pequeno organon para o teatro. In:______. Estudos sobre teatro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.

CARASSO, J. G. Ação cultural, ação artística. Se há duas palavras... há duas coisas!. Revista Sala Preta, São Paulo, v. 12, p. 18-23, 2012.

CARNEIRO, L. M. A experiência do espectador contemporâneo: memória, invenção e narrativa. 2016. Tese (Doutorado em Teoria e Prática do Teatro) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.

FÉRAL, J. Além dos limites – teoria e prática do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2015.

FREIRE, V. Respeitável público: uma reflexão sobre a relação entre o teatro de grupo paulistano e o público não especializado. 2018. Dissertação (Mestrado em Estudos Culturais) – Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.

GARCIA, S. Odisséia do teatro brasileiro. São Paulo: SENAC, 2002.

GODOY, K. M. A. A arte no contexto da motricidade humana. Revista MOTRIZ, São Paulo, v. 5, p. 47-48, 1999. Disponível em: <http://www.rc.unesp.br/ib/efisica/motriz/05n1/5n1_ART13.pdf>. Acesso em: 21. Jun. 2018.

GOMES, C. A. M.; MELLO, M. L. (Org.). Fomento ao teatro: 12 anos. São Paulo: Secretaria Municipal de Cultura, 2014.

GROTOWSKI, J.; BARBA, E.; FLASZEN, L. O teatro laboratório de Jerzy Grotowski 1959-1969. São Paulo: Perspectiva: SESC; Pontedera, IT: Fondazione Pontedera Teatro, 2007.

GUZIK, A. TBC: crônica de um sonho. São Paulo: Perspectiva, 1986.

JENKINS, H.; GREEN, J.; FORD, S. Cultura da conexão. São Paulo: Aleph, 2014.

LEIVA, J. (Org.). Cultura SP: hábitos culturais dos paulistas. São Paulo: Tuva Editora, 2014.

LIPOVETSKY, G.; SERROY, J. A estetização do mundo – viver na era do capitalismo artista. São Paulo: Cia. das Letras, 2014.

MAGALDI, S.; VARGAS, M. T. Cem anos de teatro em São Paulo. São Paulo: SENAC, 2001.

MARINHO, M. “O teatro é consequência do baixo nível de educação do brasileiro”. Cult, São Paulo, mai. 2013.

MARTEL, F, Mainstream – a guerra global das mídias e das culturas. São Paulo: Civilização Brasileira, 2012.

PAVIS, P. Dicionário de Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2008.

PINHO, D. B. A arte como investimento. A dimensão econômica da pintura. São Paulo: Nobel: Editora da Universidade de São Paulo, 1988.

PROAC SP: incentivo à cultura do estado de São Paulo. Disponível em: <http://www.proac.sp.gov.br>. Acesso em: 21 jun. 2018.

PUPO, M. L. S. B. Luzes sobre o espectador: artistas e docentes em ação. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 5, p. 330-355, 2015.

RANCIÈRE, J. O espectador emancipado. São Paulo: Martins Fontes, 2014.

REIS, A. C. F. Marketing cultural e financiamento da cultura. São Paulo: Cengage Learning, 2002.

ROSENFELD, A. O teatro épico. São Paulo: Perspectiva, 2004.

SANTIAGO, S. Vale quanto pesa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

SÃO PAULO (MUNICÍPIO). Edital n° 06/2016/SMC-NFC: Programa municipal de fomento ao teatro para a cidade de São Paulo – 29ª edição. Disponível em: <https://fomentoaoteatro.files.wordpress.com/2014/08/edital-29c2b0-fomento-ao-teatro2016.pdf>. Acesso em: 21 jun. 2018.

TRIGO, L. G. G. Entretenimento: uma crítica aberta. São Paulo: Senac São Paulo, 2003.

WOLF, L. Teatros de rua em SP são ameaçados pela alta dos aluguéis e podem fechar. Folha de São Paulo, São Paulo, 17 out. 2014. Disponível em: <http://guia.folha.uol.com.br/teatro/2014/10/1533456-teatros-de-rua-em-sp-sao-ameacados-pela-alta-dos-alugueis-e-podem-fechar.shtml>. Acesso em: 21 jun. 2018.

Downloads

Publicado

2019-10-17

Edição

Seção

GT1 - Produção, circulação e fruição de bens culturais

Como Citar

Silva Freire, V. (2019). O porquê do respeitável público: o espectador na sustentabilidade teatral. Revista Extraprensa, 12, 113-135. https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.153427