Oh Minas Gerais, Oh linda La Paz: identidades no discurso cancional
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.153497Palavras-chave:
canção, hino, identidade, nação, tradiçãoResumo
Com o objetivo de contribuir para a compreensão do cenário em que símbolos de identidades nacionais e locais têm sido evocados como estratégia política, este trabalho analisa o caso da canção (Oh) Minas Gerais, que poderá tornar-se hino oficial do Estado, caso seja aprovada uma proposta em tramitação na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Recuperamos a trajetória da peça musical que também se tornou hino não-oficial da cidade boliviana de La Paz e conta com versões anteriores em outras línguas, dentre as quais, destacamos variantes cantadas em inglês, italiano e russo. A partir da contextualização de suas origens (mesmo que imprecisas) e da análise de melodia e letra, em articulação com seus contextos de produção e circulação, propomo-nos a refletir sobre variações e recorrências, concentrando-nos nos valores e afetos convocados na construção das identidades mineira e paceña que são sugeridas em forma de música e nos aspectos cancionais que favorecem sua consolidação como um “hino”.
Downloads
Referências
EDUARDO CABA, BANDA MUNICIPAL. Oh Linda La Paz. In: Fiestas Julias. Discolandia Dueri & Cia, 2016.
BONAFÉ, Luigi: Os funerais de Joaquim Nabuco na capital da República (1910). Comunicação apresentada em ‘Usos do Passado’ — XII Encontro Regional de História. ANPUH-RJ 2006.
CÂMARA FEDERAL. Proposições. De Moraes, autor do “hino” Minas Gerais, morre em Juiz de Fora aos 90 anos. Brasília, 27 de novembro de 2002. Disponível em http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid=1C5AA513F4EB99A9BFEA5BEB3549B8CC.proposicoesWebExterno2?codteor=106069&filename=Tramitacao-DIS+3425/2002. Acesso em 31/12/2018.
COTTRAU; ROBERTO, Paulo; PAIVA, Roberto. Minas gerais. Continental, 1944-1945.
DE MORAIS; ARAÚJO, Manezinho. Minas gerais. Acompanhado por Antenógenes Silva, Conjunto. Odeon, 09/03/1942.
DIÁRIO DO LEGISLATIVO 7 DE NOVEMBRO DE 2015 – PEC 41/2015. Disponível em: https://www.almg.gov.br/export/sites/default/consulte/arquivo_diario_legislativo/pdfs/2015/11/L20151107.pdf . Acesso em 19/10/2018.
DEIGHAN, Mike; WILSH, Mike. Waterloo Road. Interpretação: Jasons Crest's. Philips, 1968.
DEIGHAN, Mike, WILSH, Mike; DELANOË, Pierre. Les Champs Élysées. Interpretação: Joe Dassin. CBS, 1969.
DINIZ, Zolachio. O que é o rádio: fator de educação ou diversão? FON FON : Semanario Alegre, Politico, Critico e Esphusiante (RJ). 28 de janeiro de 1939, p.32.
FURTADO FILHO, João Ernani. Samba exaltação – fantasia de um Brasil brasileiro. In: MORAES, José Geraldo Vinci e SALIBA, Elias Thomé (org.) História e música no Brasil. São Paulo: Alameda, 2010, p. 269-318.
HOBSBAWN, E. J; RANGER, T. O (Org.). A invenção das tradições. 10. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2015.
MARÇAL, Manuel Mateus. O que é o rádio: fator de educação ou diversão? Panorama do rádio brasileiro na década de 1930 pela enquete da revista Fon Fon!. Trabalho de Conclusão para o Curso de Comunicação Social da UFMG. Monografia. Belo Horizonte: UFMG, 2014.
MACHI MIRÓN. “De plágios e plagiarios”. Página Siete, La Paz, 20 mar. 2014. Disponível em: < https://www.paginasiete.bo/ideas/2014/3/23/plagios-plagiarios-16764.html > . Acesso em: 05/11/2018.
MORAES, Gabriel. Música Oh Minas Gerais pode virar o hino oficial do Estado. Jornal O Tempo, 17 de dezembro de 2018. Disponível em https://www.otempo.com.br/capa/pol%C3%ADtica/m%C3%BAsica-oh-minas-gerais-pode-virar-o-hino-oficial-do-estado-1.2081867 Acesso em 31/12/2018.
NEVES, Eduardo das. O minas gerais. Odeon, 1907-1912.
POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS. Hinos! – Alma brasileira. Belo Horizonte: Gravadora Discobertas, 2010. 2 CDs (Faixa 9 2min48).
OLMA MEDIA GROUP. O charme do romance russo. Moscou: OLMA MEDIA GROUP, 2013.
SECOND HAND SONGS. My Nellie's Blue Eyes. Disponível em: < https://secondhandsongs.com/work/166626/versions#nav-entity >. Acesso em: 30 nov. 2013.
TATIT, Luiz. Semiótica da canção: melodia e letra. São Paulo: Escuta, 2007.
AUTOR. (REFERÊNCIA DO PRÓPRIO AUTOR)
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter qualquer material científico para Extraprensa, o autor, doravante criador, aceita licenciar seu trabalho dentro das atribuições do Creative Commons, na qual seu trabalho pode ser acessado e citado por outro autor em um eventual trabalho, porém obriga a manutenção de todos os autores que compõem a obra integral, inclusive aqueles que serviram de base para o primeiro.
Toda obra aqui publicada encontra-se titulada sob as seguintes categorias da Licença Creative Commons (by/nc/nd):
- Atribuição (de todos os autores que compõem a obra);
- Uso não comercial em quaisquer hipóteses;
- Proibição de obras derivadas (o trabalho não poderá ser reescrito por terceiros. Apenas textos originais são considerados);
- Distribuição, exibição e cópia ilimitada por qualquer meio, desde que nenhum custo financeiro seja repassado.
Em nenhuma ocasião a licença de Extraprensa poderá ser revertida para outro padrão, exceto uma nova atualização do sistema Creative Commons (a partir da versão 3.0). Em caso de não concordar com esta política de Direito Autoral, o autor não poderá publicar neste espaço o seu trabalho, sob pena de o mesmo ser removido do conteúdo de Extraprensa.