Cotidiano e espetáculo: territórios e narrativas em disputa na Cracolândia
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.153510Palavras-chave:
Cracolândia, disputa socioterritorial, narrativas contra-hegemônicas, intervenção urbanaResumo
A área conhecida como Cracolândia, no centro de São Paulo, é historicamente marcada por políticas e intervenções urbanas que ameaçam a permanência popular no território. A disputa socioterritorial que permeia a região central da cidade se configura, também historicamente, como uma disputa narrativa e, neste trabalho, o objetivo é entender como produção simbólica e produção do espaço se relacionam. A pesquisa é norteada pela perspectiva da antropóloga Taniele Rui acerca das ações do Estado no território, que seriam de duas naturezas: performáticas, de caráter público e espetacular, normalmente midiatizadas; e cotidianas, de caráter privado e rotineiro, quase sempre invisibilizadas. Tendo como base essa conceituação, buscou-se entender como narrativas hegemônicas e contra-hegemônicas são construídas a partir do cotidiano e do espetáculo no processo de disputa do território.
Downloads
Referências
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014. 431 p.
GATTI, Simone. Entre a permanência e o deslocamento: ZEIS 3 como instrumento para a manutenção da população de baixa renda em áreas centrais. O caso da ZEIS 3 C 016 (Sé) inserida no perímetro do Projeto Nova Luz. Tese. São Paulo: FAUUSP, 2015. 344 p.
JACOBS, Jane. Morte e vida de grandes cidades. São Paulo: Martins Fontes, 2014. 510 p.
KARA JOSÉ, Beatriz. A popularização do centro de São Paulo: um estudo de transformações ocorridas nos últimos 20 anos. Tese de Doutorado. São Paulo: FAUUSP, 2010.
MAGNANI, José Guilherme Cantor. De perto e de dentro: notas para uma etnografia urbana. In: Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 17, n. 49, p. 11-29, junho de 2002.
MALTA CAMPOS, Cândido; PEREIRA, José Eduardo Borba. Da segregação à diversidade: moradia e requalificação na área central de São Paulo. In: Caderno de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, v. 5, n. 1. São Paulo: FAU Mackenzie, 2015.
MARINS, Paulo César Garcéz. Um lugar para as elites: os Campos Elíseos de Glette e Nothmann no imaginário urbano de São Paulo. In: LANNA, Ana; PEIXOTO, F.; LIRA, José; SAMPAIO, Mariana (orgs.). São Paulo, os estrangeiros e a construção das cidades. São Paulo: Alameda, 2011.
PETRELLA, Guilherme. A fronteira infernal da renovação urbana em São Paulo: região da Luz no século 21. Tese. São Paulo: FAUUSP, 2017.
RIZEK, Cibele. Trabalho, moradia e cidade: zonas de indiferenciação? In: Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 27, n. 78, 2012, p. 41-49.
RUI, Taniele. Depois da “Operação Sufoco”: sobre espetáculo policial, cobertura midiática e direitos na “Cracolândia paulistana”. In: Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, v.3, n. 2, p. 287-310, jul.-dez. 2013. Disponível em: <http://www.contemporanea.ufscar.br/index.php/contemporanea/article/download/144/80>. Acesso em: 4 jan. 2019.
RUI, Taniele; MALLART, Fábio. A Cracolândia, um potente conector urbano. Le Monde Diplomatique Brasil, São Paulo, ed. 99, 1 out. 2015. Disponível em: <https://diplomatique.org.br/a-cracolandia-um-potente-conector-urbano/>. Acesso em: 4 jan. 2019.
ROLNIK, Raquel. Territórios negros nas cidades brasileiras: etnicidade e cidade em São Paulo e Rio de Janeiro. In: SANTOS, Renato (org). Diversidade, espaço e relações étnico-raciais. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
SMITH, Neil. Gentrificação, a fronteira e a reestruturação do espaço urbano. GEOUSP - Espaço e Tempo, São Paulo, n. 21, pp. 15 - 31, 2007.
SMITH, Neil. A gentrificação generalizada: de uma anomalia local à “regeneração” urbana como estratégia urbana global. In: BIDOU-ZACHARIASEN, Catherine (org.). Dos processos de gentrificação às políticas de “revitalização” dos centros urbanos. São Paulo: Annablume, 2006. 293 p.
SOUZA, Jessé. A ralé brasileira. São Paulo: Contracorrente, 2018. 506 p.
TELLES, Vera. Trajetórias urbanas: fios de uma descrição da cidade. In: TELLES, V. e Cabanes, R. (orgs.) Nas tramas da cidade: trajetórias urbanas e seus territórios. São Paulo: Humanitas, 2006. 442 p.
VILLAÇA, Flávio. São Paulo: Segregação e desigualdade. In: Estudos avançados, v. 25., n. 71, São Paulo, jan/abr 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter qualquer material científico para Extraprensa, o autor, doravante criador, aceita licenciar seu trabalho dentro das atribuições do Creative Commons, na qual seu trabalho pode ser acessado e citado por outro autor em um eventual trabalho, porém obriga a manutenção de todos os autores que compõem a obra integral, inclusive aqueles que serviram de base para o primeiro.
Toda obra aqui publicada encontra-se titulada sob as seguintes categorias da Licença Creative Commons (by/nc/nd):
- Atribuição (de todos os autores que compõem a obra);
- Uso não comercial em quaisquer hipóteses;
- Proibição de obras derivadas (o trabalho não poderá ser reescrito por terceiros. Apenas textos originais são considerados);
- Distribuição, exibição e cópia ilimitada por qualquer meio, desde que nenhum custo financeiro seja repassado.
Em nenhuma ocasião a licença de Extraprensa poderá ser revertida para outro padrão, exceto uma nova atualização do sistema Creative Commons (a partir da versão 3.0). Em caso de não concordar com esta política de Direito Autoral, o autor não poderá publicar neste espaço o seu trabalho, sob pena de o mesmo ser removido do conteúdo de Extraprensa.