Mambembaria: perspectivas sobre a democratização da arte teatral
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.153976Palavras-chave:
Teatro Mambembe, Capital, Democracia Cultural, Politicas PúblicasResumo
Neste trabalho, aborda-se o projeto cultural 1ª Edição da Oficina MAMBEMBARIA de Teatro cuja proposta é abraçar ensino, pesquisa e extensão por meio de atividades de teatro e formação de consciência corporal. O projeto é idealizado pelo petiano e ator Renato Vieira em coletivo com todo o grupo PET-PPC, com a ideia de difundir o fazer teatral na cidade de Jaguarão e região. A proposta é que, além da comunidade acadêmica, a comunidade externa participe desta atividade e se familiarize com a arte de atuar. Propõe-se uma peça teatral voltada para a rua, espaços públicos e livre para todas as idades. Relatamos esta experiência acadêmica e através dela demonstraremos o olhar de produtores culturais, com análise de pontos estratégicos para sanar déficits do desejo teatral, uma necessidade de arte que procuramos problematizar modelos de fomento que são atribuídos a coletivos e companhias.
Downloads
Referências
ORG. RUBIM, A. BARBALHO, A. CALABRE, L. Políticas culturais no governo Dilma; EDUFBA, SALVADOR, 2015
ORG. DESGRANGES, F. LEPIQUE, M.; TEATRO E VIDA PUBLICA: O fomento e os coletivos teatrais de São Paulo; HUCITEC EDITORA; São Paulo, 2012.
PUPO, M. L; PARA ALIMENTAR O DESEJO DE TEATRO; HUCITEC EDITORA; São Paulo, 2015.
Links:
http://www3.prefeitura.sp.gov.br/cadlem/secretarias/negocios_juridicos/cadlem/integra.asp?alt=09012002L%20132790000
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter qualquer material científico para Extraprensa, o autor, doravante criador, aceita licenciar seu trabalho dentro das atribuições do Creative Commons, na qual seu trabalho pode ser acessado e citado por outro autor em um eventual trabalho, porém obriga a manutenção de todos os autores que compõem a obra integral, inclusive aqueles que serviram de base para o primeiro.
Toda obra aqui publicada encontra-se titulada sob as seguintes categorias da Licença Creative Commons (by/nc/nd):
- Atribuição (de todos os autores que compõem a obra);
- Uso não comercial em quaisquer hipóteses;
- Proibição de obras derivadas (o trabalho não poderá ser reescrito por terceiros. Apenas textos originais são considerados);
- Distribuição, exibição e cópia ilimitada por qualquer meio, desde que nenhum custo financeiro seja repassado.
Em nenhuma ocasião a licença de Extraprensa poderá ser revertida para outro padrão, exceto uma nova atualização do sistema Creative Commons (a partir da versão 3.0). Em caso de não concordar com esta política de Direito Autoral, o autor não poderá publicar neste espaço o seu trabalho, sob pena de o mesmo ser removido do conteúdo de Extraprensa.