A cobertura do Bóson de Higgs na internet
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2018.154725Palavras-chave:
Comunicação Científica, Jornalismo Científico, Internet, Bóson de Higgs, Linguagem e CulturaResumo
Este estudo analisou a cobertura nacional à comprovação da existência do bóson de Higgs na mídia online. Por meio de análise quantitativa e qualitativa das matérias encontradas foi possível traçar um perfil dos textos publicados no período compreendido entre abril de 2011 e agosto de 2013. Pôde-se constatar que fatores publicitários, como o apelido dado ao bóson (“partícula de Deus”), contribuíram para a sua popularidade e foram amplamente explorados para chamar a atenção dos leitores. A cobertura deixou a desejar em vários aspectos, principalmente em relação à precisão e qualidade científica e em termos de linguagem. Esses fatores se associam passiva e ativamente com questões como a do relacionamento entre jornalistas e cientistas, da alfabetização científica do público e das necessidades comerciais do processo de difusão de informações.
Downloads
Referências
BUENO, Wilson da Costa. Jornalismo científico no Brasil: aspectos teóricos e práticos. São Paulo: IPCJE; ECA; USP, 1988. (Série Pesquisa, 7).
BURKETT, Warren. Jornalismo científico: como escrever sobre ciência, medicina e alta tecnologia para os meios de comunicação. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1990.
CHASSOT, Attico. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. Ijuí: Editora Unijuí, 2000.
DUNWOODY, Sharon; FRIEDMAN, Sharon M.; ROGERS, Carol L. Scientists and journalists: reporting science as news. New York: Free Press London, 1986.
KRIEGHBAUM, Hillier. A ciência e os meios de comunicação de massa: um estudo sobre os informes científicos, tecnológicos e médicos feitos em jornais, revistas, no rádio e na televisão dos Estados Unidos. Rio de Janeiro: Correio da Manhã, 1970.
MARQUES DE MELO, José. Jornalismo opinativo: gêneros opinativos no jornalismo brasileiro. 3. ed. Campos do Jordão: Mantiqueira, 2003.
MENDONÇA, Marina Monteiro. A cobertura de ciência em sites e blogs: o caso do bóson de Higgs na internet. Orientador: André Chaves de Melo Silva. 2014. Relatório (Iniciação Científica) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.
MENDONÇA, Marina Monteiro; SILVA, André Chaves de Melo. A cobertura de ciência em sites e blogs: o caso do bóson de Higgs na internet. In: MOREIRA, Benedito Dielcio; SILVA, André Chaves de Melo (org.). Divulgação científica: debates, pesquisas e experiências. Cuiabá: EdUFMT, 2017. p. 276-294.
OLIVEIRA, Fabíola. Jornalismo científico. São Paulo: Contexto, 2002.
SANTOS, Milton. Técnica, espaço, tempo: globalização e meio técnico-científico informacional. São Paulo: Hucitec, 1997.
SASSERON, Lúcia Helena; CARVALHO, Anna Maria Pessoa. Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 16, n. 1, p. 59-77, 2011.
VOGT, Carlos. Cultura científica: desafios. São Paulo: Edusp, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter qualquer material científico para Extraprensa, o autor, doravante criador, aceita licenciar seu trabalho dentro das atribuições do Creative Commons, na qual seu trabalho pode ser acessado e citado por outro autor em um eventual trabalho, porém obriga a manutenção de todos os autores que compõem a obra integral, inclusive aqueles que serviram de base para o primeiro.
Toda obra aqui publicada encontra-se titulada sob as seguintes categorias da Licença Creative Commons (by/nc/nd):
- Atribuição (de todos os autores que compõem a obra);
- Uso não comercial em quaisquer hipóteses;
- Proibição de obras derivadas (o trabalho não poderá ser reescrito por terceiros. Apenas textos originais são considerados);
- Distribuição, exibição e cópia ilimitada por qualquer meio, desde que nenhum custo financeiro seja repassado.
Em nenhuma ocasião a licença de Extraprensa poderá ser revertida para outro padrão, exceto uma nova atualização do sistema Creative Commons (a partir da versão 3.0). Em caso de não concordar com esta política de Direito Autoral, o autor não poderá publicar neste espaço o seu trabalho, sob pena de o mesmo ser removido do conteúdo de Extraprensa.