A Composição de Eunice Katunda no contexto político e musical brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.157504

Palavras-chave:

Eunice Katunda, Mulheres Compositoras., Contexto Histórico

Resumo

Este artigo analisa a contribuição da compositora Eunice Katunda à música erudita brasileira do século XX, à luz de alguns dos principais eventos históricos e políticos que lhe serviram de pano de fundo. Visando proporcionar uma maior compreensão de como tais contextos podem ter influenciado sua obra, esta é aqui apresentada em quatro fases distintas: Fase de Formação (até 1945), Fase Música Viva (1946-1950), Fase Nacionalista (1951-1968) e Fase Final (após 1968). Como principais fontes foram consultados livros e arquivos do musicólogo Carlos Kater, primeiro biógrafo da compositora, e das historiadoras Lilia Schwarcz e Heloisa Starling, além de artigos e livros de autores diversos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eliana Monteiro Silva, Universidade de São Paulo

    Pianista, Bacharel em Piano, Mestre e Doutora em Música pela ECA-USP, tendo sido bolsista Fapesp. Autora de livros, capítulos e artigos em português e inglês, enfoca em suas pesquisas e recitais a produção musical de mulheres.

  • Amilcar Zani, Universidade de São Paulo

    Pianista, pesquisador e professor titular do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Sua especialização inclui estudos em Portugal e na Alemanha, e Pós-Doutorados nos EUA, e suas atividades de pesquisador e intérprete focalizam o romantismo alemão e a produção da Segunda Escola de Viena.

  • Marisa Milan Candido, Universidade de São Paulo

    Pianista, Bacharel em Piano pela Faculdade Santa Marcelina, com bolsa integral, e Mestre em Música pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente, desenvolve pesquisa de Doutorado em Música na ECA-USP sobre a compositora Eunice Katunda.

Referências

BIROLI, Flávia; MIGUEL, Luis Felipe. Feminismo e política: uma introdução. São Paulo: Boitempo, 2015.

CANDIDO, Marisa Milan. Estéticas cruzadas: rupturas e deslocamentos em Cláudio Santoro, César Guerra-Peixe e Eunice Katunda a partir de obras para piano compostas entre 1948 e 1952. 2017. Dissertação (Mestrado em Música). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2017.

CAPELATO, Maria Helena Rolim. Modernismo latino-americano e construção de identidades através da pintura. Revista de História, São Paulo, n. 153, p. 251-282, 2005.

COSTA, Maria Deonice Sampaio. Eunice Katunda. Dhâranâ: Revista de Ciência, Filosofia e Religiões Comparadas, São Paulo, ano 78, n. 240, p. 4-8, 2002.

EGG, André. A carta aberta de Camargo Guarnieri. Revista Científica/FAP, Curitiba, v. 1, 2006.

FAUSTO, Boris. História concisa do Brasil. 3. ed. São Paulo: Edusp, 2018.

FERRAZ, Gabriel. Heitor Villa-Lobos e Getúlio Vargas: doutrinando crianças por meio da educação musical. Revista de Música Latinoamericana, Texas, v. 34, n. 2, p. 162-195, 2013.

HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos: o breve século XX (1914-1991). Tradução de Marcos Santarrita; Revisão técnica Maria Celia Paoli. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

KATER, Carlos. Eunice Katunda: contribuição à pesquisa de fontes primárias. Opus, Porto Alegre, v. 3, n. 3, p. 64-68, 1991.

KATER, Carlos. Eunice Katunda: musicista brasileira. São Paulo: Annablume, 2001a.

KATER, Carlos. Música Viva e H. J. Koellreutter: movimentos em direção à modernidade. São Paulo: Musa, 2001b.

KATUNDA, Eunice. Curriculum Vitae. [S. l.: s. n.], [198-]. (Texto datilografado).

MARIZ, Vasco. História da música no Brasil. 5. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000.

MONTEIRO DA SILVA, Eliana; ZANI NETTO, Amilcar. Dodecafonismo no Brasil: muito além de uma simples irreverência. In: Encontro de Musicologia de Ribeirão Preto, 4., 2012, Ribeirão Preto. Anais […]. Ribeirão Preto: Lateam, 2012.

NEVES, José Maria. Música contemporânea brasileira. 2. ed. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2008.

RIBAS, Dalmo. Rememorando Eunice. Dhâranâ: Revista de Ciência, Filosofia e Religiões Comparadas, São Paulo, ano 78, n. 240, p. 10-11, 2002.

SCHWAZRCZ, Lilia; STARLING, Heloisa Maria. Brasil: uma biografia. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

SCHWARTZ, Jorge. Vanguardas latino-americanas. São Paulo: Edusp, 2008.

TRAMONTINA, Leonardo S. S. A apropriação dos discursos da New Musicology por três didáticas norte-americanas de ensino de História da Música. 2011. Dissertação (Mestrado em Música) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.

Downloads

Publicado

2019-08-19

Como Citar

Silva, E. M., Zani, A., & Candido, M. M. (2019). A Composição de Eunice Katunda no contexto político e musical brasileiro. Revista Extraprensa, 12(2), 114-137. https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.157504