As máquinas analógicas de Remedios Varo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.157653

Palavras-chave:

Imaginário, Máquina, Remedios Varo, Surrealismo

Resumo

Tencionando investigar o imaginário da máquina na obra da pintora hispano-mexicana Remedios Varo (1908-1963), este artigo efetua uma leitura hermenêutica de O relojoeiro (1955), Ícone (1945), Exploração das fontes do rio Orinoco (1959) e Homo rodans (1959), respectivamente três pinturas e uma escultura elaboradas na fase madura da artista. Com base no estudo das obras, a partir da perspectiva da escola francesa de antropologia do imaginário, constatou-se que as máquinas de Remedios Varo agem como articuladoras de saberes (ciência, técnica e arte). Contrapondo-se ao imaginário industrial, no qual os mecanismos ocupam funções utilitárias e são considerados como agentes de desumanização, as obras de Remedios Varo evocam outro imaginário da máquina, no qual o artefato integra as dinâmicas naturais e atua como mediador de conhecimento.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Juliana Michelli da Silva Oliveira, Universidade de São Paulo

    Doutora em Educação (2019) pela Universidade de São Paulo (USP), com estágio de pesquisa (2017-2018) no Centre de Recherche Imaginaire et Socio-Anthropologie da Université Grenoble Alpes, França. Mestre em Educação, graduada em Letras e em Ciências Biológicas pela USP.

Referências

ALEXANDRIAN, Sarane. Surrealist art. New York: Thames and Hudson, 1997.

BEAUNE, Jean-Claude. L’automate et ses mobiles. Paris: Flammarion, 1980.

BRETON, André. Qu’est-ce que le surréalisme? Paris: Actual: Le temps qu’il fait, 1986.

CAMPBELL, Joseph. O poder do mito. Tradução de Carlos Felipe Moisés. São Paulo: Palas Athena, 2007.

CASSIRER, Ernst. Ensaio sobre o homem: introdução a uma filosofia da cultura humana. Tradução de Tomás Rosa Bueno. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

CASTELLS, Isabel. Remedios Varo: cartas, sueños y otros textos. México: Ediciones Era, 2008.

CHADWICK, Whitney. Woman artists and the surrealist movement. New York: Thames & Hudson, 1992.

CONNAÎTRE. In: OUTILS et ressources por un traitement optimisé de la langue (Ortolang). França: Centre National de Ressources Textuelles et Lexicales, 2012. Disponível em: www.cnrtl.fr. Acesso em: 20 abr. 2019.

DURAND, Gilbert. As estruturas antropológicas do imaginário. Tradução de Hélder Godinho. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

DUROZOI, Gérard; LECHERBONNIER, Bernard. O surrealismo: teorias, temas, técnicas. Tradução de Eugênia Maria Madeira Aguiar e Silva. Coimbra: Livraria Almedina, 1976.

HADOT, Pierre. O véu de Ísis: ensaio sobre a história da ideia de natureza. Tradução de Mariana Sérvulo. São Paulo: Edições Loyola, 2006.

KAPLAN, Janet. Viajes inesperados: el arte y la vida de Remedios Varo. Tradução de Amalia Martin-Gamero. México: Ediciones Era, 2001.

KAYSER, Wolfgang. O grotesco: configuração na pintura e na literatura. Tradução de J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 2003.

KRZYWKOWSKI, Isabelle. Machines à écrire: littérature et technologies du XIXe au XXIe siècle. Grenoble: Ellug, 2010.

MORIN, Edgar. A morte e a ferramenta. In: O homem e a morte. Tradução de Cleone Augusto Rodrigues. Rio de Janeiro: Imago, 1997. p. 91-106.

MORIN, Edgar. O método 5: a humanidade da humanidade. Tradução de Juremir Machado da Silva. Porto Alegre: Sulina, 2005.

MUSEO DE ARTE LATINOAMERICANO DE BUENOS AIRES (MALBA). Buenos Aires, Disponível em: https://malba.org.ar. Acesso em: 20 abr. 2019.

OLIVEIRA, Juliana Michelli S. A vida das máquinas: o imaginário dos autômatos em O método de Edgar Morin. 2019. 304 f. Tese (Doutorado em Educação) – Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019.

PACHECO, Maria Cândida Monteiro. O sentido de microcosmos no século XII. Mediævalia. Textos e Estudos, Porto, v. 17-18, p. 9-19, 2000. Disponível em: http://ojs.letras.up.pt/index.php/mediaevalia/article/view/1513/1571. Acesso em: 20 abr. 2019.

PÉRET, Benjamin. Amor sublime: ensaio e poesia. Tradução de Sérgio Lima e Pierre Clemens. São Paulo: Brasiliense, 1985.

ROOB, Alexander. O museu hermético: alquimia & misticismo. Tradução de Tersa Curvelo. Köln: Taschen, 2006.

VARO, Beatriz. Remedios Varo: en el centro del microcosmos. México: Fondo de Cultura Económica, 1990.

WHITMONT, Edward C. Retorno da deusa. Tradução de Maria Sílvia Mourão. São Paulo: Summus, 1991.

WUNENBURGER, Jean-Jacques. Imaginário e ciências. In: ARAÚJO, Alberto Filipe; BAPTISTA, Fernando Paulo (coord.). Variações sobre o imaginário: domínios, teorizações, práticas hermenêuticas. Lisboa: Instituto Piaget, 2003. p. 265-285.

WUNENBURGER, Jean-Jacques. L’imagination: mode d’emploi? Une science au service de la créativité. Paris: Editions Manucius, 2011.

Downloads

Publicado

2019-08-19

Como Citar

Oliveira, J. M. da S. (2019). As máquinas analógicas de Remedios Varo. Revista Extraprensa, 12(2), 68-84. https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.157653