Educomunicação e diálogo de saberes nas periferias de São Paulo e Medellín
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.158196Palavras-chave:
comunicação, educação popular, educomunicação, periferia, territórioResumo
O trabalho tem como objetivos descrever e analisar, a partir da perspectiva do diálogo de saberes (ACOSTA VALENCIA; PINTO ARBOLEDA; TAPIAS HERNÁNDEZ, 2016a), processos formativos de coletivos de comunicação em periferias latino-americanas, os quais se aproximam da concepção de educação popular proposta por Paulo Freire (1978; 1983; 2002). A metodologia consistiu na realização de oficinas de memória nos coletivos de comunicação Periferia em Movimento (São Paulo, Brasil) e Ciudad Comuna (Medellín, Colômbia), em uma etapa integrante de um processo de sistematização de experiências com ambos os coletivos. Por meio da pesquisa, foi possível identificar momentos significativos, desafios e potencialidades dos processos educativos dos coletivos, os quais configuram, em perspectiva comparada, uma educomunicação popular e periférica nos coletivos, uma reinvenção freireana em construção.
Downloads
Referências
ACOSTA VALENCIA, Gladys Lucia; TAPIAS HERNÁNDEZ, César A. El diálogo de saberes en comunicación o el giro del pensamiento y de la acción en las prácticas de comunicación para la movilización y el cambio social In: ACOSTA VALENCIA, Gladys L.; PINTO ARBOLEDA, María C.; TAPIAS HERNANDÉZ, César A. (orgs.). Diálogo de Saberes en Comunicación: Colectivos y Academia. Medellín: Universidad de Medellín; Sello Editorial Universidad de Medellín; Centro Internacional de Estudios Superiores de Comunicación para América Latina. Ediciones CIESPAL, Corporación para la Comunicación Ciudad Comuna; Corporación Pasolini en Medellín; Corporación Con-vivamos, 2016. (2016a)
ARAÚJO, Henrique Oliveira de. Presenças em transformação: a potência formativa da educomunicação popular e mestiça. Dissertação (Mestrado profissional). Universidade do Estado da Bahia, Jacobina, BA, 2016, 225 f.
FAUNDEZ, Antonio; FREIRE, Paulo. Por uma Pedagogia da Pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985. (Coleção Educação e Comunicação)
FREIRE, Paulo. Cartas à Guiné-Bissau: registros de uma experiência em processo. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975.
FREIRE, Paulo. Papel da educação na humanização. Revista da FAEEBA, Salvador, n.7, jan/jun 1997.
FREIRE, Paulo; GADOTTI, Moacir; GUIMARÃES, Sérgio. Pedagogia: diálogo e conflito. 4. ed. São Paulo: Cortez, 1995.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 14. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
FREIRE, Paulo; NOGUEIRA, Adriano. Que Fazer - Teoria e Prática em Educação Popular. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 1993.
GARCÉS MONTOYA, Ângela. Colectivos Juveniles en Medellín: Configuración de las subjetividades juveniles vinculadas a la Comunicación Audiovisual participativa y comunitária. Tese (doutorado). Universidad Nacional de La Plata. Doutorado em Comunicação, La Plata, Argentina, 2015, 339f. Disponível em: <http://sedici.unlp.edu.ar/handle/10915/49916>. Acesso em: 21 jul. 2016.
GARCÉS-MONTOYA, Ángela Garcés; JIMÉNEZ-GARCÍA, Leonardo Jimenez. Comunicación para la movilización y el cambio social, Universidad de Medellín; Sello Editorial Universidad de Medellín; Centro Internacional de Estudios Superiores de Comunicación para América Latina. Ediciones CIESPAL, Corporación para la Comunicación Ciudad Comuna; Corporación Pasolini en Medellín; Corporación Con-vivamos, 2016. (2016a)
JARA HOLLIDAY, Oscar. Aportes de los procesos de Educación Popular a los procesos de cambio social In: GUELMAN, Anahí; CABALUZ, Fabián; SALAZAR, Mónica (orgs.). Educación Popular y Pedagogías Críticas en América Latina y Caribe: corrientes emancipatorias para la educación pública del Siglo XXI. Buenos Aires: CLACSO, 2018. Disponível em: <http://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/se/20181113022418/Educacion_popular.pdf>. Acesso em: 24 dez. 2018.
JARA HOLLIDAY, Oscar. La sistematización de experiencias, práctica y teoría para otros
mundos posibles. San José, C.R.: Centro de Estudios y Publicaciones Alforja, CEAAL, Intermon Oxfam, 2012.
JARA HOLLIDAY, Oscar. El aporte de la sistematización a la renovación teóricas praticas de los movimentos sociales. S. Jose: Alforja, 1998.
___________. Para sistematizar as experiências. S. José: Alforja, 1994.
MALCANGI, Maria Bruna. Territorios de Memoria. El caso de Ciudad Comuna. 2018. 118 f. Dissertação (Mestrado em Cooperação ao Desenvolvimento). Universitat Politècnica de València, Valência, 2018.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. Saberes hoy: diseminaciones, competencias y transversalidades. 2003. Disponível em: <http://www.conectadel.org/wp-content/uploads/downloads/2013/03/BARBERO_Saberes_hoy.pdf>. Acesso em: 24 nov. 2018.
MATOS, Ronaldo. Ronaldo Matos In: VILHENA, Evelyn et al. Você Repórter da Periferia: visões e vivências do jornalismo nas periferias. São Paulo: FiloCzar, 2018.
NIÑO VIRACACHÁ, Edward Alexander; JIMÉNEZ-GARCÍA, Leonardo. Retos de la Comunicación Comunitaria em Medellín In: UNIVERSIDAD DE MEDELLÍN et. al. La Comunicación haciendo escuela: memorias del processo de Escuela de Comunicación Comunitaria 2013-2014. Medellín: Universidad de Medellín, 2015.
OTA, Daniela Cristiane. Mapeamento da mídia fronteiriça em Mato Grosso do Sul In: MOREIRA, Sonia Virgínia (org.). Geografias da Comunicação: espaço de observação de mídias e de culturas. São Paulo: INTERCOM, 2012. (Coleção Grupos de Pesquisa, Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares de Comunicação; v3). Disponível em: <http://www.geografias.net.br/pdf/livros/colecao_gps_3.pdf>. Acesso em: 03 ago. 2015.
PERUZZO, Cicilia M. Krohling. Aproximações entre a comunicação popular e comunitária e a imprensa alternativa no Brasil na era do ciberespaço. Revista Galáxia, São Paulo, n. 17, p. 131-146, jun. 2009 (2009a). Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2008/resumos/R3-0716-1.pdf>. Acesso em: 10 fev. 2015.
PERUZZO, Cicilia M. Krohling. Conceitos de comunicação popular, alternativa e comunitária e as reeelaborações no setor. ECO-Pós, v.12, n.2, maio-ago 2009, p.46-61 (2009b). Disponível em: <http://revistas.ufrj.br/index.php/eco_pos/article/view/947>. Acesso em: 28 mar. 2015.
PINTO, María Cristina; JIMÉNEZ-GARCÍA, Leonardo. A manera de cierre: hallazgos e proyecciones In: ACOSTA VALENCIA, Gladys L.; PINTO ARBOLEDA, María C.; TAPIAS HERNANDÉZ, César A. (orgs.). Diálogo de Saberes en Comunicación: Colectivos y Academia. Medellín: Universidad de Medellín; Sello Editorial Universidad de Medellín; Centro Internacional de Estudios Superiores de Comunicación para América Latina. Ediciones CIESPAL, Corporación para la Comunicación Ciudad Comuna; Corporación Pasolini en Medellín; Corporación Con-vivamos, 2016. (2016a)
PINTO, María Cristina; JIMÉNEZ-GARCÍA, Leonardo. Estado de la cuestión em comunicación para el cambio In: GARCÉS-MONTOYA, Ángela Garcés; JIMÉNEZ-GARCÍA, Leonardo Jimenez. Comunicación para la movilización y el cambio social, Universidad de Medellín; Sello Editorial Universidad de Medellín; Centro Internacional de Estudios Superiores de Comunicación para América Latina. Ediciones CIESPAL, Corporación para la Comunicación Ciudad Comuna; Corporación Pasolini en Medellín; Corporación Con-vivamos, 2016. (2016b)
RIAÑO ALCALÁ, Pilar. Recuerdos metodológicos: el taller y la investigación etnográfica. Estudios sobre las Culturas Contemporáneas, v. V, n. 10, dez. 2000, p. 143-168. Disponível em: <https://www.redalyc.org/pdf/316/31601008.pdf>. Acesso em: 21 mai. 2018.
ROMÃO, Lilian Cristina Ribeiro. Educomunicação e participação cidadã de adolescentes e jovens, no Brasil. 2016. Dissertação (Mestrado em Interfaces Sociais da Comunicação) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-08052017-110529/pt-br.php. Acesso em: 30 jan. 2019.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. Revista Crítica de Ciências Sociais, n. 78, 2007, p. 3-46. Disponível em: <https://journals.openedition.org/rccs/753#quotation>. Acesso em: 24 nov. 2018.
SARTORI, Ademilde Silveira; SOARES, Maria Salete Prado. Concepção dialógica e as NTICs: a educomunicação e os ecossistemas comunicativos (2005). Disponível em: <http://www.usp.br/nce/wcp/arq/textos/86.pdf>. Acesso em: 20 dez. 2017.
SAUL, Ana Maria. Paulo Freire na atualidade: legado e reinvenção. Revista e-Curriculum, São Paulo,v.14, n.01, p. 09 – 34 jan./mar.2016, e-ISSN: 1809-3876. Programa de Pós-graduação Educação: Currículo – PUC/SP. Disponível em: <http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum>. Acesso em: 03 out. 2017.
SOARES, Ismar de Oliveira; VIANA, Claudemir Edson. Educomunicação, do movimento popular às políticas públicas: o percurso acadêmico de Ismar de Oliveira Soares. Revista Latinoamericana de Ciencias de La Comunicación, v. 14, n. 26, p. 238-247, 2017. Disponível em: <www.alaic.org/revistaalaic/index.php/alaic/article/view/927>. Acesso em: 26 dez. 2017.
SOARES, Ismar de Oliveira; VIANA, Claudemir Edson; XAVIER, Jurema Brasil. Educomunicação e suas áreas de intervenção: novos paradigmas para o diálogo intercultural. São Paulo: ABPEducom, 2017. Disponível em: <http://www.abpeducom.org.br/wp-content/uploads/2018/05/Livro-Educom-pagina-a-pagina.pdf>. Acesso em: 10 dez. 2018.
SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação, o conceito, o profissional, a aplicação. São Paulo: Paulinas, 2011.
SOMOS TERRITORIO: Cuerpos, relatos y ciudad. Medellín, 2016.
SOUZA, Juliana Salles de. Jornalismo de Quebrada e as Representações das Periferias Paulistanas. Monografia (graduação). Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM). São Paulo, SP, 2015, 167f.
SOUZA, Juliana Salles de. Entre Quebradas e Comunas: Educomunicação popular e periférica em São Paulo e Medellín. Dissertação (Mestrado). Programa Interunidades de Integração da América Latina. Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, 2019, 451f.
WALSH, Catherine. Estudios (Inter)Culturales en clave de-colonial. Tabula Rasa. Bogotá, Colombia, n.12, p. 209-227, janeiro-junho 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter qualquer material científico para Extraprensa, o autor, doravante criador, aceita licenciar seu trabalho dentro das atribuições do Creative Commons, na qual seu trabalho pode ser acessado e citado por outro autor em um eventual trabalho, porém obriga a manutenção de todos os autores que compõem a obra integral, inclusive aqueles que serviram de base para o primeiro.
Toda obra aqui publicada encontra-se titulada sob as seguintes categorias da Licença Creative Commons (by/nc/nd):
- Atribuição (de todos os autores que compõem a obra);
- Uso não comercial em quaisquer hipóteses;
- Proibição de obras derivadas (o trabalho não poderá ser reescrito por terceiros. Apenas textos originais são considerados);
- Distribuição, exibição e cópia ilimitada por qualquer meio, desde que nenhum custo financeiro seja repassado.
Em nenhuma ocasião a licença de Extraprensa poderá ser revertida para outro padrão, exceto uma nova atualização do sistema Creative Commons (a partir da versão 3.0). Em caso de não concordar com esta política de Direito Autoral, o autor não poderá publicar neste espaço o seu trabalho, sob pena de o mesmo ser removido do conteúdo de Extraprensa.