Mapeamento participativo digital e direito à cidade
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.162763Palavras-chave:
Cidade, Literacias de Mídias e Informação, Mapeamento participativo digitalResumo
Nas cidades travam-se grandes conflitos urbano-ambientais, fazendo repercutir igualmente grandes disputas por narrativas em territórios informacionais. Este estudo aborda o fenômeno sociocomunicativo com foco em suas literacias de mídia e informação com jovens moradores do Núcleo Pintassilva, uma favela localizada dentro de um parque natural municipal em Santo André (SP), e tem por objetivo compreender como o mapeamento participativo digital pode articular de modo interdisciplinar os conceitos de direito à cidade, de literacias midiáticas e informacionais e a cartografia social. O processo de desenvolvimento como educação informal se mostrou promissor como metodologia ao promover a conciliação entre as literacias de mídia e informação como as percepções socioambientais no contexto de conflitos urbano-ambientais. Permitiu dialogar com as potencialidades entre direito à cidade para compreender o direito à cidadania digital.
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