Identidade e Relações Interculturais em Guarani: a viagem como estratégia narrativa
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.163276Palavras-chave:
Cinema Latino-Americano, Identidade Sociocultural, Interculturalismo, Transnacionalismo, TransculturalismoResumo
Este artigo pretende contextualizar os conceitos de interculturalismo, transculturalismo e transnacionalismo em sua representação no cinema, por meio da análise do filme Guaraní, em que Atílio, um velho pescador paraguaio de uma comunidade Guarani, vive às margens do rio Paraná com suas filhas e uma neta, Iara, que ele cria como se fosse um garoto. A notícia de que Helena, mãe de Iara, que deixou seu povoado para tentar a sorte na Argentina, está grávida de um varão, faz que ele decida ir até Buenos Aires para convencer a filha a ter seu bebê na terra onde nasceu. Em seu longo trajeto, que se inicia em seu velho barco e termina na estrada de carona, ele leva consigo a neta, Iara. O filme adota uma abordagem semidocumental para narrar os conflitos entre a preservação de tradições indígenas sob um contexto de economia globalizada que cada vez mais sufoca antigas formas de produção, a partir da perspectiva de Atílio, que já não consegue encontrar seu lugar nesta nova realidade, e da jovem protagonista, que consegue transitar entre os dois mundos, mas tem medo de assumir sua vida adulta e ter de deixar suas origens para trás.
Downloads
Referências
ARRIGUCCI JÚNIOR, Davi. Enigma e comentário: Ensaios sobre literatura e experiência. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.
BLASINI, Gilberto. Recorriendo las Americas: cars, roads, and Latin American Cinema.. In: GARIBOTTO, Verónica; PÉREZ, Jorge (ed.). The Latin American road movie. Basingstoke: Palgrave Macmillan, 2016.CANCLINI, Nestor García. Culturas híbridas: estrategias para entrar y salir de la modernidad. Buenos Aires: Paidós, 2001.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Os Guarani: índios do Sul – religião, resistência e adaptação. Estudos Avançados, São Paulo, v. 4, n. 10, p. 53-90, 1990.
CANCLINI, Nestor García. Diferentes, desiguales y desconectados: mapas de la interculturalidad. Barcelona: Gedisa, 2004.
IANNI, Octavio. Globalização e transculturação. Revista de Ciências Humanas UFSC, Florianópolis, v. 14, n. 20, p. 139-170, 1996.
PAIS, José Machado. A juventude como fase de vida: dos ritos de passagem aos ritos de impasse. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 18, n. 3, p. 371-381, 2009. Disponível em: http://bit.ly/38KE5Vs. Acesso em: 20 dez. 2019.
PAIVA, Samuel. Gêneses do gênero road movie. Significação: Revista de Cultura Audiovisual, São Paulo, n 36, p. 35-53, 2011.
SCHEMES, Elisa Freitas. A literatura de viagem como gênero literário e como fonte de pesquisa. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 28., 2015, Florianópolis. Anais […]. Florianópolis: Universidade Federal de santa Catarina, 2015. Disponível em: http://bit.ly/313g4X4. Acesso em: 21 jun. 2018.
SILVA, Denise Mota da. Vizinhos distantes: circulação cinematográfica no Mercosul. São Paulo: Annablume, 2007.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter qualquer material científico para Extraprensa, o autor, doravante criador, aceita licenciar seu trabalho dentro das atribuições do Creative Commons, na qual seu trabalho pode ser acessado e citado por outro autor em um eventual trabalho, porém obriga a manutenção de todos os autores que compõem a obra integral, inclusive aqueles que serviram de base para o primeiro.
Toda obra aqui publicada encontra-se titulada sob as seguintes categorias da Licença Creative Commons (by/nc/nd):
- Atribuição (de todos os autores que compõem a obra);
- Uso não comercial em quaisquer hipóteses;
- Proibição de obras derivadas (o trabalho não poderá ser reescrito por terceiros. Apenas textos originais são considerados);
- Distribuição, exibição e cópia ilimitada por qualquer meio, desde que nenhum custo financeiro seja repassado.
Em nenhuma ocasião a licença de Extraprensa poderá ser revertida para outro padrão, exceto uma nova atualização do sistema Creative Commons (a partir da versão 3.0). Em caso de não concordar com esta política de Direito Autoral, o autor não poderá publicar neste espaço o seu trabalho, sob pena de o mesmo ser removido do conteúdo de Extraprensa.