Os desafios dos setores criativo e cultural brasileiros durante e depois da pandemia covid-19

Autores

  • João Roque da Silva Junior Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2021.188687

Palavras-chave:

Cultura, Criatividade, Desenvolvimento, Políticas culturais, Brasil

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir alguns dos desafios que os setores cultural e criativo brasileiros tiveram de enfrentar durante a pandemia da covid-19 e que possivelmente se prolongarão pelos próximos anos. Para isso, após uma breve contextualização da formação do discurso internacional sobre a cultura, a criatividade e o desenvolvimento que nos permitiu verificar, em linhas gerais, sua ressonância nas políticas culturais brasileiras, apresentamos os principais dados disponíveis sobre a situação do setor cultural brasileiro no primeiro e no segundo semestres de 2020. Em seguida, discutiu-se a implementação da Lei Aldir Blanc e os desafios em torno das políticas culturais. Um dos aspectos mais preocupantes é o profundo silêncio em torno do papel que a cultura e a criatividade poderiam desempenhar para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

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Biografia do Autor

  • João Roque da Silva Junior, Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação

    Graduado em Letras e mestre em Ciências da Integração da América Latina pelo Programa Integração da América Latina, ambos pela Universidade de São Paulo (USP). É membro do Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação (Celacc). Pesquisa as indústrias criativas e culturais na perspectiva do desenvolvimento regional.

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Publicado

2021-11-23

Edição

Seção

Dossiê: Gestão cultural para a próxima década

Como Citar

Silva Junior, J. R. da . (2021). Os desafios dos setores criativo e cultural brasileiros durante e depois da pandemia covid-19. Revista Extraprensa, 14(2), 344-363. https://doi.org/10.11606/extraprensa2021.188687