Vida favorecida colorida: vou te contar, a vida na favela não é fácil não!
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2022.193433Palavras-chave:
Pedagogia hip-hop, Educação emancipatória, Choc póstumo, Escrita sensível e transgressora, Memória afrodiaspóricaResumo
Com base em nossas experiências de docência compartilhada em sala de aula com professores e estudantes do 7º ano em uma escola municipal, destacamos as afinidades entre as narrativas de videoclipes de rappers do próprio território das comunidades do entorno e as vivências dos jovens, de maneira a potencializar reflexões críticas e uma escrita sensível às mazelas que os atingem como sujeitos. Ao propor videoclipes, como “De onde eu venho” (Edi Rock e Mc Pedrinho, 2019), testemunhamos o despertar de uma memória afrodiaspórica e a escrita de raps pelos próprios estudantes sobre o significado de suas origens, como estratégia de denúncia e de combate às desigualdades raciais e de classe. Propomos uma leitura desta experiência dos pontos de vista, estético (BENJAMIN, 1980; ADORNO, 1986), do território (SANTOS, 1998, 2009) e de uma narrativa engajada, presente na literatura (JESUS, 2020; HOOKS, 2017) e na poesia do rap.
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- 2022-10-14 (2)
- 2022-05-31 (1)
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