Clarice Lispector e a galinha: um olhar sobre o humano
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2022.194382Palavras-chave:
Clarice Lispector, Psicologia analítica, Mulher, Representação social, FeminismoResumo
“Ninguém nasce mulher: torna-se mulher”. Com a frase, Simone de Beauvoir apresenta o lugar delas como determinação social. No trabalho, pretende-se demonstrar como essa ideia é apresentada na literatura brasileira. A partir da análise dos contos “Uma Galinha” e “O ovo e a Galinha”, de Clarice Lispector, traçamos um caminho de compreensão desse lugar e, por meio de uma abordagem simbólica da Psicologia Analítica, ampliamos a significação das imagens do ovo e da galinha. Quando olhamos para a galinha como um ser que só se faz existente por meio do que existe antes e depois dela mesma (o ovo), passamos de uma imagem exclusivamente da vida da mulher para uma da vida humana. O que sobra como explicação para a diferença no modo de olhar para as funções femininas e masculinas é a construção social alicerçada por ideais patriarcais.
Downloads
Referências
BEAUVOIR, Simone. O segundo sexo, vol. 2: a experiência vivida. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2019.
CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionário de símbolos: mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números. Rio de Janeiro: José Olympio, 2020.
CASTILLEJO, Claire Clermont de. Knowing Woman: a feminine psychology. Boston e Londres: Shambhala, 2015. [1973].
FIGUEIREDO, Eurídice. Por uma crítica feminista: leituras transversais de escritoras brasileiras. Porto Alegre: Zouk, 2020.
GONZALEZ, Lélia. Por um feminismo afro latino americano. Flávia Rios e Márcia Lima (org.). Rio de Janeiro: Zahar, 2020.
hooks, bell. O feminismo é para todo mundo: políticas arrebatadoras. Rio de Janeiro: Rosa dos Campos, 2019.
JUNG, Carl Gustav. Memórias, sonhos, reflexões. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1987.
JUNG, Carl Gustav. O espírito na arte e na ciência. In: Obras Completas de C. G. Jung, v. XV. Petrópolis: Vozes, 2013. (Original publicado em 1966).
JUNG, Carl Gustav. A natureza da psique. In: Obras Completas de C. G. Jung, v. VIII/2. Petrópolis: Vozes, 2013b. (Original publicado em 1960).
JUNG, Carl Gustav. Tipos psicológicos. In: Obras Completas de C. G. Jung, v. VI. Petrópolis: Vozes, 2013c. (Original publicado em 1921).
JUNG, Carl Gustav. A prática da psicoterapia. In: Obras Completas de C. G. Jung, v. XVI/1. Petrópolis: Vozes, 2013d. (Original publicado em 1954).
JUNG, Carl Gustav. Os arquétipos e o inconsciente coletivo. In: Obras Completas de C. G. Jung, v. IX/1. Petrópolis: Vozes, 2014. (Original publicado em 1959).
JUNG, Carl Gustav. O eu e o inconsciente. In: Obras Completas de C. G. Jung, v. VII/2. Petrópolis: Vozes, 2015. (Original publicado em 1928).
KAST, Verena. Complexes and imagination. Journal of Analytical Psychology, v. 59, n. 5, 2014, p. 680-694. DOI: https://doi.org/10.1111/1468-5922.12113. Acesso em: 23 mai. 2021.
LISPECTOR, Clarice. O ovo e a galinha. In: LISPECTOR, C. Todos os contos. Rio de Janeiro: Rocco, 2016a, pp. 303-313.
LISPECTOR, Clarice. Uma galinha. In: LISPECTOR, C. Todos os contos. Rio de Janeiro: Rocco, 2016b, pp. 156-158.
MASSUELO, Amanda. Quem é e sobre o que escreve o autor brasileiro. Cult. 5 fev. 2018. Disponível em: https://revistacult.uol.com.br/home/quem-e-e-sobre-o-que-escreve-oautor-brasileiro/. Acesso em: 28 ago. 2021.
PINSKY, Carla Bassanezi. Mulheres dos Anos Dourados. In: Del Priore, M. História das Mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2018, p. 607-639.
SCHAVERIEN, Joy. Gênero e sexualidade: encontros imaginais e eróticos. In: STEIN, M. Psicanálise junguiana: trabalhando no espírito de C.G. Jung. Petrópolis: Vozes, 2019.
SOF. Sem parar: o trabalho e a vida das mulheres na pandemia. 2020. Disponível em: https://mulheresnapandemia.sof.org.br/wp-content/uploads/2020/08/Relatorio_Pesquisa_SemParar.pdf. Acesso em: 28 ago. 2021.
STEIN, Murray. Jung e o caminho da individuação: uma introdução concisa. São Paulo: Cultrix, 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Antonieta Campos Serra Teixeira dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter qualquer material científico para Extraprensa, o autor, doravante criador, aceita licenciar seu trabalho dentro das atribuições do Creative Commons, na qual seu trabalho pode ser acessado e citado por outro autor em um eventual trabalho, porém obriga a manutenção de todos os autores que compõem a obra integral, inclusive aqueles que serviram de base para o primeiro.
Toda obra aqui publicada encontra-se titulada sob as seguintes categorias da Licença Creative Commons (by/nc/nd):
- Atribuição (de todos os autores que compõem a obra);
- Uso não comercial em quaisquer hipóteses;
- Proibição de obras derivadas (o trabalho não poderá ser reescrito por terceiros. Apenas textos originais são considerados);
- Distribuição, exibição e cópia ilimitada por qualquer meio, desde que nenhum custo financeiro seja repassado.
Em nenhuma ocasião a licença de Extraprensa poderá ser revertida para outro padrão, exceto uma nova atualização do sistema Creative Commons (a partir da versão 3.0). Em caso de não concordar com esta política de Direito Autoral, o autor não poderá publicar neste espaço o seu trabalho, sob pena de o mesmo ser removido do conteúdo de Extraprensa.