Desafios interseccionais compartilhados: categorias de opressão e encontros formativos transdisciplinares em escolas paulistanas

Autores

  • Maria da Glória Calado Centro Universitário SENAC

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2022.194399

Palavras-chave:

Docências compartilhadas, Discriminação, Formação de professores, Interseccionalidade, Racismo

Resumo

Este trabalho visa apresentar o percurso inicial do processo de formação de professores com foco antirracista e para a igualdade de gênero no contexto pandêmico. Parte-se da pesquisa de campo com a Escola Municipal Levy de Azevedo Sodré, no Campo Limpo, São Paulo, que teve início ainda antes da pandemia, contexto que trouxe implicações para todos os atores escolares e afetou professores e estudantes em aspectos pedagógicos, sociais, econômicos e psicológicos. Nesse âmbito, o objetivo tem sido promover espaços construídos com os professores na realização das docências compartilhadas na perspectiva de uma educação antirracista e emancipatória. Esperamos que o trabalho possa contribuir para o entendimento das opressões intersecionadas e suas possíveis implicações no fazer pedagógico.

Palavras-chave: docências compartilhadas; discriminação; formação de professores; interseccionalidade; racismo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria da Glória Calado, Centro Universitário SENAC

    Doutora em Educação, Mestre em Psicologia e graduada em Psicologia e Pedagogia.
    Docente do Centro Universitário SENAC.

Referências

ADORNO, Theodor. Educação e emancipação. São Paulo: Paz e Terra, 1995.

AMARAL, Mônica do; REIS, Rute; SANTOS, Elaine Cristina Moraes; DIAS, Cristiane (orgs.). Culturas ancestrais e contemporâneas na escola: novas didáticas para a implementação da Lei 10639/2003. São Paulo: Alameda, 2018.

AMARAL, Mônica Guimarães Teixeira do; SIQUEIRA JUNIOR, Kléber Galvão de. Por uma Epistemologia Sul-Americana com Base nas Culturas Afro-Brasileiras: um Debate sobre o Ensino Culturalmente Relevante nas Escolas Públicas de Ensino Fundamental. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 16, n. 3, jul-set. 2020. Disponível em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/17539/pdf. Acesso em: 13 jul. 2020.

ARROYO, Miguel. Currículo, território em disputa. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

BENTO, Maria Aparecida da Silva. Pactos narcísicos no racismo: branquitude e poder nas organizações empresariais e no poder público”. 2002. Tese (Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002. doi:10.11606/T.47.2019.tde-18062019-181514. Acesso em: 11 jan. 2022.

BRASIL. Lei 10.639, de 19 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/2003/L10.639.htm>. Acesso em: 03 jan. 2022.

BRASIL. Lei 11.645, de 10 de março de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/lei/L11645.htm>. Acesso em: 03 jan. 2022.

CALADO, Maria da Glória. Escola e enfrentamento do racismo: as experiências das professoras ganhadoras do Prêmio Educar para a Igualdade Racial. 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. doi:10.11606/T.48.2013.tde-25032014-133053. Acesso em: 18 out. 2021.

CARDOSO, Lourenço. A branquitude acrítica revisada e a branquidade. Revista da ABPN, v. 6, n. 13, mar.-jun. 2014, p. 86-106.

CARNEIRO, Sueli. Epistemicídio. 2014. Disponível em: <https://www.geledes.org.br/epistemicidio/>. Acesso em: 02 ago. 2021.

CAVALLEIRO, Eliane. Do silêncio do lar ao silêncio escolar: racismo, preconceito e discriminação na Educação Infantil. São Paulo: Editora Contexto, 2012.

COLLINS, Patrícia Hill. Intersectionality’s Definitional Dilemmas. Annual Review of Sociology, Palo Alto (USA), v. 41, p. 1-20, abr. 2015. Disponível em: <https://doi.org/10.1146/annurev-soc-073014-112142>. Acesso em: 01 jul. 2021.

COSTA, Eliane Silvia. Racismo, política pública e modos de subjetivação em um quilombo do Vale do Ribeira. 2012. Tese (Doutorado em Psicologia Social) - Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. doi:10.11606/T.47.2012.tde-13082012-104304. Acesso em: 11 jan. 2022.

CRENSHAW, Kimberlé. Documento para o encontro de especialistas em aspectos da discriminação racial relativos ao gênero. Revista Estudos Feministas [online]. 2002, v. 10, n. 1, pp. 171-188. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0104-026X2002000100011>. Acesso em: 11 jan. 2022.

DAVILA, Jerry. Diploma de brancura: política social e racial no Brasil - 1917-1945. São Paulo: Editora UNESP, 2006.

DAVIS, Angela. As mulheres negras na construção de uma nova utopia. Conferência realizada na Iª Jornada Cultural Lélia Gonzales. São Luiz, 13 dez. 1997. Disponível em: <http://www.geledes.org.br/as-mulheres-negras-na-construcaode-uma-nova-utopiaangela-davis/#gs._kSJASA>. Acesso em: 29 jul. 2021.

DAVIS, Angela. Mulheres, raça e classe. São Paulo. Boitempo, 2016.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 58. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.

FREUD, Sigmund. Luto e melancolia. Brasil: Companhia das Letras, 1917. (Sigmund Freud Obras Completas, pp. 127-144).

GIMENO SACRISTÁN, José. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

GOMES, Nilma Lino. (Org). Práticas pedagógicas de trabalho com relações étnico-raciais na escola na perspectiva da Lei 10.639/2003. Brasília: MEC, UNESCO, 2012.

GOMES, Nilma Lino. Alguns termos e conceitos presentes no debate sobre relações raciais no Brasil: uma breve discussão. In: BRASÍLIA. Educação anti-racista: caminhos abertos pela Lei 10.639/03. Brasília, SECAD/MEC, 2005, p.39-62.

GONZALEZ, Lélia. A mulher negra na sociedade brasileira In: LUZ, Madel T. (org.) O lugar da mulher: estudos sobre a condição feminina na sociedade atual. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1982.

GUIMARÃES, Antônio Sérgio Alfredo. Democracia racial: o ideal, o pacto e o mito. Novos Estudos Cebrap, São Paulo, v. no 2001, n. 61, p. 147-162, 2001.

GUIMARÃES, Antonio Sérgio Alfredo. Depois da democracia racial. Tempo Social: Revista de Sociologia da USP, São Paulo, v. no 2006, n. 2, p. 269-287, 2006. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/ts/v18n2/a14v18n2.pdf > DOI: 10.1590/s0103-20702006000200014.

LAGO, Cláudia; NONATO, Cláudia; MARTINS, Ferdinando. A alteridade na Educomunicação: estudos de gênero, interseccionalidade e performance. Comunicação e Educação, São Paulo, n. 2, jul-dez. 2019. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/165197/159517>. Acesso em: 15 out. 2021.

LIMA, Marcus Eugênio Oliveira; VALA, Jorge. As novas formas de expressão do preconceito e do racismo. Estudos de Psicologia, v. 9, n. 3, p. 401-411, 2004.

LOPES, Nei. Enciclopédia brasileira da diáspora africana. São Paulo: Selo Negro Edições, 2011.

LUGONES, Maria. Colonialidad y género. In: ESPINOSA MIÑOSO, Yuderkys; GÓMEZ CORREAL, Diana; OCHOA MUÑOZ, Karina. (Eds.). Tejiendo de outro modo: feminismo, epistemologia y apuestas descoloniales em AbyaYala. Popayán: Editorial Universidad del Cauca, 2014. (2014a).

LUGONES, Maria. Rumo a um feminismo decolonial. Estudos feministas, v. 22, n. 3, p. 935-952, Florianópolis, set/dez. 2014. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/ref/article/view/36755/28577 >. Acesso em: 23 jun. 2021. (2014b).

MACHADO, Ricardo; COSTA, Andriolli. Pensar a América Latina para além do latinoamericanismo. IHU Online, São Leopoldo, 17 nov. 2014. Disponível em: <http://www.ihuonline.unisinos.br/artigo/5784-santiago-castro-gomez#:~:text=Santiago%20Castro%2DG%C3%B3mez%20%C3A9%20graduado,de%20Frankfurt%2C%20ambas%20na%20Alemanha.> Acesso em: 07 jun. 2020.

MALDONADO-TORRES, Nelson. Sobre la decolonialidad del ser: contribucciones al desarrollo del concepto. In: CASTRO-GÓMEZ, Santiago; GROSFOGUEL, Ramon (orgs.). El giro decolonial: reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Siglo del Hombre Editores; Universidad Central, Instituto de Estudios Sociales Contemporáneos y Pontificia Universidad Javeriana, Instituto Pensar, 2007. Disponível em: <http://www.unsa.edu.ar/histocat/hamoderna/grosfoguelcastrogomez.pdf>. Acesso em: 20 jul. 2021.

MALDONADO-TORRES, Nelson. Transdisciplinaridade e decolonialidade. Traduzido do original “Transdisciplinariedad y decolonialidad”. Tradução de Joaze Bernardino-Costa. Sociedade e Estado [online]. 2016, v. 31, n. 1, pp. 75-97. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0102-69922016000100005>. ISSN 0102-6992. https://doi.org/10.1590/S0102-69922016000100005. Acesso em: 27 out. 2021.

MUNANGA, Kabengele. Prefácio. Em: C, I. In: C, I.; B.M.A.S. (orgs.). Psicologia social do racismo: estudos sobre branquitude e branqueamento no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2002.

MUNANGA, Kabengele. Apresentação. In.: MUNANGA .Kabengele. (Org.) Superando o racismo na escola. 3. ed. Brasília: Ministério de Educação, 2005.

QUIJANO, Anibal. Colonialidade del poder, eurocentrismo y America Latina In: LANDER, Edgardo (org.) A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciencias sociais. Perspectivas latinoamericanas. Colección Sur Sur, CLACSO, Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina. setembro 2005. Disponível em: <http://www.antropologias.org/rpc/files/downloads/2010/08/Edgardo-Lander-org-A-Colonialidade-do-Saber-eurocentrismo-eci%C3%AAncias-sociais-perspectivas-latinoamericanas-LIVRO.pdf>. Acesso em: 10 jul. 2021.

SANTOMÉ, Jurjo Torres. A discriminação racista no sistema educativo. In: Santomé, J.T. O currículum Oculto, Porto: Editora, 1995, p. 167-178.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3 ed., Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

Downloads

Publicado

2022-05-31

Como Citar

Calado, M. da G. (2022). Desafios interseccionais compartilhados: categorias de opressão e encontros formativos transdisciplinares em escolas paulistanas. Revista Extraprensa, 15(Especial), 622-637. https://doi.org/10.11606/extraprensa2022.194399