Desafios interseccionais compartilhados: categorias de opressão e encontros formativos transdisciplinares em escolas paulistanas
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2022.194399Palavras-chave:
Docências compartilhadas, Discriminação, Formação de professores, Interseccionalidade, RacismoResumo
Este trabalho visa apresentar o percurso inicial do processo de formação de professores com foco antirracista e para a igualdade de gênero no contexto pandêmico. Parte-se da pesquisa de campo com a Escola Municipal Levy de Azevedo Sodré, no Campo Limpo, São Paulo, que teve início ainda antes da pandemia, contexto que trouxe implicações para todos os atores escolares e afetou professores e estudantes em aspectos pedagógicos, sociais, econômicos e psicológicos. Nesse âmbito, o objetivo tem sido promover espaços construídos com os professores na realização das docências compartilhadas na perspectiva de uma educação antirracista e emancipatória. Esperamos que o trabalho possa contribuir para o entendimento das opressões intersecionadas e suas possíveis implicações no fazer pedagógico.
Palavras-chave: docências compartilhadas; discriminação; formação de professores; interseccionalidade; racismo.
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