Nascentes de palavras e fontes de teorias – liberdades e parcerias na construção de alternativas
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2022.195512Palavras-chave:
Desenvolvimento, Destruição, Movimentos sociais, Teorias e experiênciasResumo
Com a Colonização, instalaram-se no Brasil e nos outros países colonizados da América e da África uma política, no amplo sentido, e um modelo de desenvolvimento no qual violência, destruição, genocídio, exploração e desigualdades são componentes que, de alguma forma, se perpetuaram e chegaram à contemporaneidade. Mas, as buscas de formas de enfrentamento e superação continuam em diferentes campos de ação e de produção teórica, política, filosófica, acadêmica e instâncias que se alimentam de experiências de lutas e movimentos. As tentativas de construção de unidade de propósitos e esperanças demonstram que se abrem caminhos para a leitura livre e respeitosa, aliada ao reconhecimento das culturas e cosmologias alternativas e subalternizadas como fontes de conhecimento, valores e experiências.
Downloads
Referências
ANDREWS, George Reid. América Afro-latina, 1800 - 2000. São Carlos: Ed. UFSCAR, 2007
BOSI, Alfredo. A dialética da colonização. 2a. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
CARNEIRO, E. O Quilombo dos Palmares. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
FERNANDES, Florestan. Os Tupis e a reação tribal à conquista. In: Investigação etnológica no Brasil e outros ensaios. Vozes, Petrópolis 1975.
FOLHA. Crianças yanomami foram 'sugadas e cuspidas' por draga de garimpeiros, dizem indígenas. Reportagem de 15/10/2021. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2021/10/criancas-ianomamis-foram-sugadas-e-cuspidas-por-draga-de-garimpeiros-dizem-indigenas.shtml. Acesso em: 14 out. 2021.
GALEANO, Eduardo. As veias abertas da América Latina. São Paulo: Paz e Terra, 1978.
GALEANO, Eduardo Espelhos. Uma história quase universal. Porto Alegre: L&PM. 2008.
GROSFOGUEL, Ramón. «Para descolonizar os estudos de economia política e os estudos pós-coloniais: transmodernidade, pensamento de fronteira e colonialidade global», Revista Crítica de Ciências Sociais [Online], 80 | 2008, publicado a 01 outubro 2012, consultado a 26 de set. 2021. URL: http://journals.openedition.org/rccs/697; DOI: https://doi.org/10.4000/rccs.697.
IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) – Atlas da violência (2021). Disponível em: https://www.ipea.gov.br/atlasviolencia. Acesso em: 27 out. 2021.
MARIÁTEGUI, José Carlos. Por um socialismo indo-americano: ensaios escolhidos. (seleção de Michael Löwy). Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2005.
MARIÁTEGUI, José Carlos. Sete ensaios de interpretação da realidade peruana. São Paulo: Expressão Popular: Clacso, 2008.
MOURA, Clóvis. História do negro brasileiro. São Paulo: Ática, 1992.
MOURA, Clóvis. Rebeliões da Senzala. São Paulo: LECH, 1981.
MUNANGA, Kabenguele. “Origem e histórico do quilombo na África”, Revista USP , volume 28, 1995-1996.
NASCIMENTO, Abdias do. O genocídio do negro brasileiro: processo de um racismo mascarado – 3ª edição - São Paulo: Perspectivas, 2016.
NASCIMENTO, Abdias do. O quilombismo: documentos de uma militância pan-africanista. São Paulo: Perspectiva, 2019.
NOGUEIRA, Silas. Movimentos Sociais, Cultura, Comunicação e Participação Política. São Paulo, 2005. 288 f. Tese de Doutorado -, Escola de Comunicação e Artes (ECA) Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.
NOGUEIRA, Silas; MARIA, A. F. B. S. O vínculo mítico e humano – o Egbé e aspectos da resistência e do conhecimento na luta antirracista no Brasil. In Cultura e diversidade na resistência ao retrocesso: Aspectos de degradação e agravamento de crises na sociedade brasileira contemporânea. Jundiaí: Paco Editorial, 2021.
OBENGA, Teóphile. O sentido da luta contra o africanismo eurocentrista. Portugal e Angola: Edições Mulemba, 2013.
SCORSA, Manuel. Cantar de Agapito Robles. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979.
SODRÉ, Muniz. O terreiro e a cidade. Petrópolis: Vozes, 1988.
SODRÉ, Muniz. A verdade seduzida: Por um conceito de cultura. 3. ed. Rio de Janeiro: DP&A. 2005.
SODRÉ, Muniz. Pensar nagô. – Petrópolis: Vozes, 2017.
UFPE. Panorama histórico da vida, do pensamentoe da obra de Cheikh Anta Diop [recurso eletrônico] / [tradução : Humberto Luiz Lima de Oliveira] Universidade Federal de Pernambuco. Recife: Ed. UFPE, 2019.
UNICEF/ FBSP. Panorama da violência letal e sexual contra crianças e adolescentes no Brasil. Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e Fórum Brasileiro de Segurança FBSP, 2021. Disponível em: https://forumseguranca.org.br/wp-content/uploads/2021/10/panorama-da-violencia-letal-e-sexual-contra-criancas-e-adolescentes-final-2010.pdf. Acesso em: 27 out. 2021.
VAINFAS, Ronaldo. As heresias dos índios - catolicismo e rebeldia no Brasil colonial. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Silas Nogueira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter qualquer material científico para Extraprensa, o autor, doravante criador, aceita licenciar seu trabalho dentro das atribuições do Creative Commons, na qual seu trabalho pode ser acessado e citado por outro autor em um eventual trabalho, porém obriga a manutenção de todos os autores que compõem a obra integral, inclusive aqueles que serviram de base para o primeiro.
Toda obra aqui publicada encontra-se titulada sob as seguintes categorias da Licença Creative Commons (by/nc/nd):
- Atribuição (de todos os autores que compõem a obra);
- Uso não comercial em quaisquer hipóteses;
- Proibição de obras derivadas (o trabalho não poderá ser reescrito por terceiros. Apenas textos originais são considerados);
- Distribuição, exibição e cópia ilimitada por qualquer meio, desde que nenhum custo financeiro seja repassado.
Em nenhuma ocasião a licença de Extraprensa poderá ser revertida para outro padrão, exceto uma nova atualização do sistema Creative Commons (a partir da versão 3.0). Em caso de não concordar com esta política de Direito Autoral, o autor não poderá publicar neste espaço o seu trabalho, sob pena de o mesmo ser removido do conteúdo de Extraprensa.