Etnomídia: contra-narrativas indígenas nas redes digitais

Autores

  • André Luís Campanha Demarchi Universidade Federal do Tocantins
  • Débora dos Santos Gomes Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2022.198385

Palavras-chave:

Etnomídia, Contranarrativa, Radio Yandê

Resumo

O objetivo deste artigo é compreender como são construídas as contranarrativas da Rádio Yandê, a primeira web rádio indígena do Brasil. Entende-se por etnomídia uma ferramenta adotada por diferentes grupos étnicos, como indígenas, quilombolas, caiçaras e romanis, que se autorrepresentam por meio da convergência de mídias. As análises foram realizadas a partir do Facebook do grupo. Aderiu-se ao método da netnografia, ao se investigar a atuação dos comunicadores indígenas na internet, bem como a construção dos discursos acerca de suas culturas e etnias. Nos resultados, observou-se que as inserções indígenas nas redes digitais contribuem para a construção de contranarrativas produzidas pelos povos indígenas, uma vez que são discutidas temáticas que em sua grande maioria não têm a mesma visibilidade nas mídias tradicionais.

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Biografia do Autor

  • André Luís Campanha Demarchi, Universidade Federal do Tocantins

    Docente no curso de Ciências Sociais e no Programa de Pós-graduação em Comunicação e Sociedade (PPGCOM) da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Mestrado em Sociologia e Antropologia e Doutorado em Antropologia Cultural pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

  • Débora dos Santos Gomes, Universidade Federal do Tocantins

    Jornalista. Mestra no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade (PPGCOM) da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

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Publicado

2022-12-29

Como Citar

Demarchi, A. L. C., & Gomes, D. dos S. (2022). Etnomídia: contra-narrativas indígenas nas redes digitais. Revista Extraprensa, 16(1), 5-23. https://doi.org/10.11606/extraprensa2022.198385