TV online no Brasil: estratégias dos serviços de distribuição da Globo
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2023.212508Palavras-chave:
TV Online, Multiplataforma, Video sob demandaResumo
Na era da televisão por streaming, o conceito de televisão tem sido revisitado a cada novo dispositivo de tela com conexão à internet que surge no mercado. Neste sentido, a TV online promove o avanço dos serviços de distribuição audiovisual e se diferencia das plataformas sociais (YouTube, Facebook etc.) e de conteúdos (Netflix e Amazon Prime Video, entre outras), pela variedade de serviços que são oferecidos e, também, pela sua infraestrutura fechada para visualização do acervo de conteúdo audiovisual, selecionados por curadoria editorial. Pretende-se, assim, recorrer à noção de TV online, aplicando suas categorias de análise para um estudo dos serviços da plataforma Globoplay da Globo, buscando demonstrar as relações de continuidade e de rupturas entre os serviços da TV online, Globoplay e vídeo sob demanda, procurando identificar as particularidades dos serviços oferecidos.
Downloads
Referências
ARAB, Analu. Fã-ativismo na telenovela Em Família. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Imagem e Som). UFSCar: São Carlos, 2015.
ANUÁRIO Estatístico do Cinema Brasileiro 2018. Rio de Janeiro: Agência Nacional do Cinema, 2019. Disponível em: https://www.gov.br/ancine/pt-br/oca/cinema/arquivos-pdf/anuario-estatistico-do-cinema-brasileiro-2018-1.pdf. Acesso em: 25 fev. 2020.
CARDER, Esther. What is ‘media technology’? Moore Kingston Smith, 25 set. 2022. Disponível em: https://bit.ly/3L2NGwj. Acesso em: 30 ago. 2023.
DANAHER, John. Algorithmic Regulation. In: YEUNG, K.; LODGE, M. The Ethics of Algorithmic Outsourcing in Everyday Life. Oxford: Oxford University Press, 2019.
EVANS, E.; COUGHLAN, T.; COUGHLAN, V. “Building Digital Estates: Multiscreening, Technology Management and Ephemeral Television”. Critical Studies in Television: The International Journal of Television Studies, v. 12, n. 2, p. 191-205, 2017. Disponível em: https://bit.ly/3KXFRrS. Acesso em: 25 fev. 2020.
GILLESPIE, Tarleton. The politics of ‘platforms’. New Media and Society, v. 12, n. 3, p. 347-364, 2010.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009.
JOHNSON, Catherine. Online TV. New York: Routledge, 2019.
KATAR IBOPE. Inside Video 2023: Video, estado de evolução. São Paulo: Katar Ibope Media, 2023. Disponível em: https://bit.ly/3QZhJZs. Acesso em: 21 maio 2023.
LAUTERJUNG, Fernando. Ancine sinaliza tratamento tributário diferenciado ao VOD em catch-up TV. Teletime, [S. l.]: 5 ago. 2015. Disponível em: https://bit.ly/45SgEH1. Acesso em: 5 fev. 2020.
LIMA, Adriana; BALADEZ, Cainan. Anuário Estatístico do Cinema Brasileiro 2018. Rio de Janeiro: Agência Nacional do Cinema, 2019. Disponível em: https://www.gov.br/ancine/pt-br/oca/publicacoes/arquivos.pdf/anuario_2019.pdf. Acesso em: 25 fev. 2020.
LOPES, Maria Immacolata Vassallo de; MUNGIOLI, Maria Cristina Palma; BREDARIOLI, Claudia Maria Moraes; FREIRE, Denise de Oliveira; ALVES, Clarice Greco. Brasil: novos modos de fazer e ver ficção televisiva. In: LOPES, Maria Immacolata Vassallo de.; OROZCO, Guilherme. (org.). Convergências e transmidiação da ficção televisiva. São Paulo: Globo, 2010.
LOPES, Maria Immacolata Vassallo de; OROZCO, Guilherme. Apresentação. In: LOPES, Maria Immacolata Vassallo de; OROZCO, Guilherme. (org.). Modelos de distribuição da televisão por internet: atores, tecnologias, estratégias. Porto Alegre: Sulina, 2019.
LOTZ, A. Portals: A Treatise on Internet-Distributed Television. University of Michigan, Michigan Publishing. Services, 2017.
MASSAROLO, João; MESQUITA, D.; CAMARA, Naiá S.; PADOVANI, Gustavo; REZENDE, Carolina R.; ZAGO, João P. P.; ALVES, Ana T. BARBOSA, Silvio H. V. Práticas de Binge-watching nas multiplataformas. In: LOPES, Maria Immacolata Vassallo de (org.). Por uma teoria de fãs da ficção televisiva brasileira II: práticas de fãs no ambiente da cultura participativa. Porto Alegre: Sulina, 2017.
MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensão do homem (understanding media). 18. ed. São Paulo: Cultrix, 2006.
MCLUHAN, Marshall; MCLUHAN, Erick. Laws of media: the new science. Toronto: University of Toronto Press, 1998.
MOURA, Fernanda. Globo vira Media Tech Company. Revista Set, 9 set. 2019. Disponível em: https://bit.ly/3Ejqpm4. Acesso em: 24 jul. 2020
MURRAY, Janet. Hamlet no Holodeck: o futuro da narrativa no ciberespaço. São Paulo: Itaú Cultural; UNESP, 2003.
NOAM, Eli; GROEBEL, Jô; GERBARG, Darcy. Presentation. In: NOAM, Eli; GROEBEL, Jô; GERBARG, Darcy (org.). Internet television. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 2004.
SCOLARI, Carlos. Las leyes de la Interfaz. Barcelona: Gedisa, 2018.
SILVA, Leonardo. O mercado da televisão via streaming: Características e estratégias chaves na produção e distribuição de conteúdos originais. In: Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul, 20., Porto Alegre, 2019. Anais.[S. l.]: Intercom, 2019.
SRNICEK, Nick. Platform Capitalism. 1. ed. Cambridge: Polity Press, 2017. Edição Kindle.
STEINBERG, Marc. The Platform Economy – how Japan transformed the consumer internet. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2019.
PADIGLIONE, Cristina. “‘Masterchef’ e ‘Avenida Brasil’ alimentam esquema do ‘vale a pena ver de novo’ (e de novo)”. Folha de S.Paulo – Ilustrada, 3 fev. 2020a. Disponível em: https://bit.ly/3qKBhGx. Acesso em: 20 fev. 2020.
PADIGLIONE, Cristina. Entenda por que onda de demissões de estrelas da Globo muda totalmente a TV. Folha de S.Paulo - Ilustrada, 10 ago. 2020b. Disponível em: https://bit.ly/3L4u7Uu. Acesso em: 13 ago. 2020.
PANG, Sauming. Successful service design for telecommunications: a comprehensive guide to design and implementation. Chichester: John Wiley & Sons, 2009.
PARKER, Geoffrey; ALSTINE, Marshall; CHOUDAY, Sangeet. Plataforma: a revolução estratégica. São Paulo: Alta Books, 2018.
PEREIRA, Vinicius Andrade. Estendendo McLuhan: da aldeia à teia global – comunicação, memória e tecnologia. Porto Alegre: Sulina, 2011.
ROSA, João Luiz. Sem perder o DNA, Globo busca ser uma ‘media tech’. Valor Econômico, 13 mar. 2019. Disponível em: https://bit.ly/3R1uR07. Acesso em: 24 fev. 2022.
VAN DIJCK, José. The culture of connectivity: a critical history of social media. Oxford: Oxford University Press, 2013.
VELOSO, Alberto. Programação da Rede Globo está em computadores, tablets e celulares. Globo Minas, 9 out. 2012. Disponível em: http://redeglobo.globo.com/globominas/noticia/2012/09/programacao-da-rede-globo-esta-em-computadores-tablets-e-celulares.html. Acesso em: 7 set. 2023
VOLLMER, Christopher; BLUM, Sebastian; BENNIN, Kristina. The rise of multichannel networks: Critical capabilities for the new digital video ecosystem. Strategy & PWC: New York, 2014. Disponível em: https://bit.ly/3EkbI2g. Acesso em: 24 dez. 2019.
VOMERO, Renata. 7 em cada 10 brasileiros assinam algum serviço de streaming, revela pesquisa. Exibidor, 17 abr. 2023. Disponível em: https://bit.ly/3YZ4iLl. Acesso em: 21 mai. 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 João Carlos Massarolo, Dario Mesquita

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter qualquer material científico para Extraprensa, o autor, doravante criador, aceita licenciar seu trabalho dentro das atribuições do Creative Commons, na qual seu trabalho pode ser acessado e citado por outro autor em um eventual trabalho, porém obriga a manutenção de todos os autores que compõem a obra integral, inclusive aqueles que serviram de base para o primeiro.
Toda obra aqui publicada encontra-se titulada sob as seguintes categorias da Licença Creative Commons (by/nc/nd):
- Atribuição (de todos os autores que compõem a obra);
- Uso não comercial em quaisquer hipóteses;
- Proibição de obras derivadas (o trabalho não poderá ser reescrito por terceiros. Apenas textos originais são considerados);
- Distribuição, exibição e cópia ilimitada por qualquer meio, desde que nenhum custo financeiro seja repassado.
Em nenhuma ocasião a licença de Extraprensa poderá ser revertida para outro padrão, exceto uma nova atualização do sistema Creative Commons (a partir da versão 3.0). Em caso de não concordar com esta política de Direito Autoral, o autor não poderá publicar neste espaço o seu trabalho, sob pena de o mesmo ser removido do conteúdo de Extraprensa.