Plataformas e mediação orquestral: o caso da Filarmônica de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2023.212634Palavras-chave:
Plataformização da Cultura, Mediação Orquestral, Orquestra Filarmônica de Minas GeraisResumo
O consumo de produtos e serviços culturais digitais radicalizou-se durante o isolamento social imposto pela pandemia de covid-19. Neste artigo, desenvolveu-se um estudo de caso de concertos disponibilizados pela Orquestra Filarmônica de Minas Gerais no YouTube a partir de 2020. Os dados coletados foram analisados diante do trabalho de autores como Barros, Honorato, Hennion, Mörsch, Dobson e outros. A partir dessa análise, indicaram-se pontos positivos e passíveis de melhorias nas iniciativas estudadas. Considerou-se, ainda, que o uso de plataformas é promissor no caso da transmissão de concertos, principalmente pela quebra de seus ritos instituídos. No entanto, há uma lacuna a ser preenchida pela criação de estratégias que compreendam melhor tanto as dinâmicas das plataformas quanto da mediação cultural dentro e fora desse espaço.
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