América Latina: limites das políticas de inclusão digital
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2010.77149Palavras-chave:
Globalização, América Latina, Políticas culturais, Novas tecnologias da comunicação, Cidadania culturalResumo
Ter acesso às tecnologias da informação e da comunicação é algo imprescindível para o enriquecimento cultural, desenvolvimento econômico, igualdade social, melhoria da educação. No entanto, apenas 13% dos habitantes de países em desenvolvimento possuem acesso à internet, e na América Latina e Caribe esse índice é de 23%. O contraste com os países ricos é evidente: nos Estados Unidos e Europa 67% das pessoas têm esse direito. Dentro de cada país a situação também é de extrema desigualdade: no Brasil, 89% das pessoas de classe A acessam a internet, mas 61% dos brasileiros jamais entraram na rede, e esse percentual sobe a 87% quando se trata das classes D e E. No mundo todo, de cada cinco pessoas apenas uma acessa a rede mundial de comunicação. Segundo a CEPAL – Comissão Econômica para a América Latina e Caribe, ao invés de diminuir, as brechas digitais entre países ricos e países em desenvolvimento têm aumentado nos últimos anos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter qualquer material científico para Extraprensa, o autor, doravante criador, aceita licenciar seu trabalho dentro das atribuições do Creative Commons, na qual seu trabalho pode ser acessado e citado por outro autor em um eventual trabalho, porém obriga a manutenção de todos os autores que compõem a obra integral, inclusive aqueles que serviram de base para o primeiro.
Toda obra aqui publicada encontra-se titulada sob as seguintes categorias da Licença Creative Commons (by/nc/nd):
- Atribuição (de todos os autores que compõem a obra);
- Uso não comercial em quaisquer hipóteses;
- Proibição de obras derivadas (o trabalho não poderá ser reescrito por terceiros. Apenas textos originais são considerados);
- Distribuição, exibição e cópia ilimitada por qualquer meio, desde que nenhum custo financeiro seja repassado.
Em nenhuma ocasião a licença de Extraprensa poderá ser revertida para outro padrão, exceto uma nova atualização do sistema Creative Commons (a partir da versão 3.0). Em caso de não concordar com esta política de Direito Autoral, o autor não poderá publicar neste espaço o seu trabalho, sob pena de o mesmo ser removido do conteúdo de Extraprensa.