José Enrique Rodó e Monteiro Lobato: aproximações e diferenciações entre seus pensamentos e projetos para o Brasil e para a América Latina
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2010.77151Palavras-chave:
Brasil, Uruguai, Intelectuais, Sociedade, CulturaResumo
Concentrando o estudo sobre a produção de Monteiro Lobato e José Enrique Rodó, este trabalho almeja discutir comparativamente as propostas destes pensadores no que concerne a uma idéia de nação, no caso de Lobato, e a uma idéia de continente latino unido culturalmente e politicamente na proposta de Rodó. Desta forma, colocaremos em questão as teses e projetos destes dois pensadores, cujas discussões abrangem da crítica literária e estética à crítica a falta de educação, ausência do apego a ciência e ao progresso, a formação da juventude. Tomaremos o chamado pensamento social latino-americano como uma esfera de estudos que não se restringe à um exercício de investigação histórico-temporal e sim uma forma de mobilizar autores, temas e idéias, que obedece aos diferentes/semelhantes processos de modernização pelos quais Brasil e Uruguai passaram, e que foram analisadas por pensadores que, no seu tempo, colocaram questões que ainda hoje fazem parte de preocupações e debates do nosso continente.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter qualquer material científico para Extraprensa, o autor, doravante criador, aceita licenciar seu trabalho dentro das atribuições do Creative Commons, na qual seu trabalho pode ser acessado e citado por outro autor em um eventual trabalho, porém obriga a manutenção de todos os autores que compõem a obra integral, inclusive aqueles que serviram de base para o primeiro.
Toda obra aqui publicada encontra-se titulada sob as seguintes categorias da Licença Creative Commons (by/nc/nd):
- Atribuição (de todos os autores que compõem a obra);
- Uso não comercial em quaisquer hipóteses;
- Proibição de obras derivadas (o trabalho não poderá ser reescrito por terceiros. Apenas textos originais são considerados);
- Distribuição, exibição e cópia ilimitada por qualquer meio, desde que nenhum custo financeiro seja repassado.
Em nenhuma ocasião a licença de Extraprensa poderá ser revertida para outro padrão, exceto uma nova atualização do sistema Creative Commons (a partir da versão 3.0). Em caso de não concordar com esta política de Direito Autoral, o autor não poderá publicar neste espaço o seu trabalho, sob pena de o mesmo ser removido do conteúdo de Extraprensa.