A exportação da Indústria Cultural da América Latina: o fenômeno Yo Soy Betty, La Fea
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2010.77162Palavras-chave:
Comunicação de massa, Indústria cultural, TelevisãoResumo
Tem havido uma crescente participação do conceito de indústria cultural de Adorno e Horkheimer nas discussões sobre o mundo globalizado da pós-modernidade. Esse artigo, estruturado a partir da teoria crítica de Frankfurt, analisa o programa televisivo latino ‘Yo soy Betty, la fea’ (No Brasil, ‘Bela, a feia’), novela oriunda da Colômbia, cujo enredo e narrativa foi exportado para diversos países nos quatro cantos do mundo, sendo recriada localmente no México, Estados Unidos, Brasil e alguns países da Europa (como Croácia e Polônia). Pela leitura semiológica das principais características da protagonista e no diálogo com Muniz Sodré e Edgar Morin, conclui-se que sua estética não padronizada e as dificuldades que enfrenta em sua carreira no mundo corporativo estabelecem massiva identificação com a personagem, ascendendo Betty ao status de fenômeno ‘pop’ mundial nesse início de século.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter qualquer material científico para Extraprensa, o autor, doravante criador, aceita licenciar seu trabalho dentro das atribuições do Creative Commons, na qual seu trabalho pode ser acessado e citado por outro autor em um eventual trabalho, porém obriga a manutenção de todos os autores que compõem a obra integral, inclusive aqueles que serviram de base para o primeiro.
Toda obra aqui publicada encontra-se titulada sob as seguintes categorias da Licença Creative Commons (by/nc/nd):
- Atribuição (de todos os autores que compõem a obra);
- Uso não comercial em quaisquer hipóteses;
- Proibição de obras derivadas (o trabalho não poderá ser reescrito por terceiros. Apenas textos originais são considerados);
- Distribuição, exibição e cópia ilimitada por qualquer meio, desde que nenhum custo financeiro seja repassado.
Em nenhuma ocasião a licença de Extraprensa poderá ser revertida para outro padrão, exceto uma nova atualização do sistema Creative Commons (a partir da versão 3.0). Em caso de não concordar com esta política de Direito Autoral, o autor não poderá publicar neste espaço o seu trabalho, sob pena de o mesmo ser removido do conteúdo de Extraprensa.