O papel das rádios comunitárias na intermediação das relações sociais nas comunidades
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2010.77172Palavras-chave:
Rádio comunitária, Comunicação, Mídia alternativa, Sociabilidade, ComunidadeResumo
A proposta deste trabalho é analisar o papel social concedido por lei às rádios comunitárias brasileiras e a aplicação desse modelo, baseado na premissa de que as emissoras devem ser um espaço alternativo de promoção da cidadania e da cultura comunitária. O objetivo é discutir as relações sociais construídas entre esses canais de comunicação e o público ouvinte, a partir de um viés sociológico direcionado ao entendimento das rádios comunitárias como agentes de intermediação de uma sociabilidade ligada às relações de vizinhança. Cabe, portanto, avaliar por que essas emissoras, muitas vezes, não atuam amplificando as vozes da comunidade na qual está inserida, mas acabam por adotar uma programação repetidora dos modelos adotados pelas rádios comerciais. Este artigo, resultado da minha experiência como dirigente de uma rádio comunitária em Belo Horizonte, é parte do meu projeto de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da PUC Minas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter qualquer material científico para Extraprensa, o autor, doravante criador, aceita licenciar seu trabalho dentro das atribuições do Creative Commons, na qual seu trabalho pode ser acessado e citado por outro autor em um eventual trabalho, porém obriga a manutenção de todos os autores que compõem a obra integral, inclusive aqueles que serviram de base para o primeiro.
Toda obra aqui publicada encontra-se titulada sob as seguintes categorias da Licença Creative Commons (by/nc/nd):
- Atribuição (de todos os autores que compõem a obra);
- Uso não comercial em quaisquer hipóteses;
- Proibição de obras derivadas (o trabalho não poderá ser reescrito por terceiros. Apenas textos originais são considerados);
- Distribuição, exibição e cópia ilimitada por qualquer meio, desde que nenhum custo financeiro seja repassado.
Em nenhuma ocasião a licença de Extraprensa poderá ser revertida para outro padrão, exceto uma nova atualização do sistema Creative Commons (a partir da versão 3.0). Em caso de não concordar com esta política de Direito Autoral, o autor não poderá publicar neste espaço o seu trabalho, sob pena de o mesmo ser removido do conteúdo de Extraprensa.