Cinema e branding global: análise do lançamento do filme “Alice no país das maravilhas”
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2010.77211Palavras-chave:
Globalização, Comunicação, Publicidade, Estética, SemióticaResumo
A difusão de valores internacionalizados é responsável pela aproximação comportamental na sociedade contemporânea, criando uma rede planetária integrada dentro de uma mínima cultura comum difundida principalmente via meios de comunicação de massa, aqui definida como globalização.
A globalização não apenas como cultura, mas também como processo, é fator fundamental na difusão de hábitos de comportamento e consumo que se tornam continuamente internacionalizados. Tais hábitos consumistas são fundamentais para a expansão de mercados de organizações globais, especialmente, no foco deste artigo, da indústria do entretenimento e, em especial, do cinema.
Outro aspecto relevante para o artigo é a análise da estética publicitária e de sua utilização para fomentar o consumo de produtos culturais através da internet. Os materiais promocionais para divulgação de filmes, especificamente do lançamento do filme Alice in Wonderland, conseguem replicar interpretações comuns no mercado internacional sob a perspectiva de uma cultura global integradora dos valores comuns à cultura ocidentalizada.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter qualquer material científico para Extraprensa, o autor, doravante criador, aceita licenciar seu trabalho dentro das atribuições do Creative Commons, na qual seu trabalho pode ser acessado e citado por outro autor em um eventual trabalho, porém obriga a manutenção de todos os autores que compõem a obra integral, inclusive aqueles que serviram de base para o primeiro.
Toda obra aqui publicada encontra-se titulada sob as seguintes categorias da Licença Creative Commons (by/nc/nd):
- Atribuição (de todos os autores que compõem a obra);
- Uso não comercial em quaisquer hipóteses;
- Proibição de obras derivadas (o trabalho não poderá ser reescrito por terceiros. Apenas textos originais são considerados);
- Distribuição, exibição e cópia ilimitada por qualquer meio, desde que nenhum custo financeiro seja repassado.
Em nenhuma ocasião a licença de Extraprensa poderá ser revertida para outro padrão, exceto uma nova atualização do sistema Creative Commons (a partir da versão 3.0). Em caso de não concordar com esta política de Direito Autoral, o autor não poderá publicar neste espaço o seu trabalho, sob pena de o mesmo ser removido do conteúdo de Extraprensa.