Licenciamento Alternativo e as manifestações de Cultura Livre na cidade de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2010.77218Palavras-chave:
direito autoral, cultura livre, Creative Commons, São PauloResumo
Este trabalho é fruto de uma pesquisa acadêmica de três anos realizada na Universidade de São Paulo, dividida em duas partes: uma de caráter teórico, que buscou traçar a trajetória do licenciamento alternativo de obras culturais desde o surgimento do movimento do software livre na década de 1980 com Richard Stallman, até os atuais dilemas que enfrenta o movimento de cultura livre, em suas mais diversas esferas e o Creative Commons – mostrando como movimentos de diversos setores da sociedade se opuseram ao regime de Copyright e tentaram criar novas alternativas que proporcionassem o acesso ao conhecimento, à informação e à cultura. A outra parte, realizada na segunda metade da pesquisa, foi de caráter empírico, tendo intuito de mapear as iniciativas de cultura livre de São Paulo e averiguar suas licenças, concepções e ações sobre a prática de Cultura Livre.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter qualquer material científico para Extraprensa, o autor, doravante criador, aceita licenciar seu trabalho dentro das atribuições do Creative Commons, na qual seu trabalho pode ser acessado e citado por outro autor em um eventual trabalho, porém obriga a manutenção de todos os autores que compõem a obra integral, inclusive aqueles que serviram de base para o primeiro.
Toda obra aqui publicada encontra-se titulada sob as seguintes categorias da Licença Creative Commons (by/nc/nd):
- Atribuição (de todos os autores que compõem a obra);
- Uso não comercial em quaisquer hipóteses;
- Proibição de obras derivadas (o trabalho não poderá ser reescrito por terceiros. Apenas textos originais são considerados);
- Distribuição, exibição e cópia ilimitada por qualquer meio, desde que nenhum custo financeiro seja repassado.
Em nenhuma ocasião a licença de Extraprensa poderá ser revertida para outro padrão, exceto uma nova atualização do sistema Creative Commons (a partir da versão 3.0). Em caso de não concordar com esta política de Direito Autoral, o autor não poderá publicar neste espaço o seu trabalho, sob pena de o mesmo ser removido do conteúdo de Extraprensa.