O “Príncipe Eletrônico”: entre os mitos, a linguagem e os regimes de poder
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2010.77221Palavras-chave:
Resistências, Mídia alternativa, Hegemonia, Movimentos sociaisResumo
Este artigo dialoga com o conceito de Octavio Ianni que pressupõe uma efetivação do poder temporal do príncipe maquiaveliano nas malhas da mídia atual.
O príncipe é aquele que possui a virtú, “o poder de efetuar mudanças e controlar eventos”, que inventa ou desenvolve essa virtú, além de se empenhar em desvendar as tramas, os jogos de força, que constituem essa virtú. Em outras palavras, o príncipe é aquele que articula as relações políticas e econômicas, ligando-as à hegemonia cultural ou superestrutural, da produção e da concentração dos signos que formam a cultura. A citação de Marx acima não foi por acaso, pois na essência de sua produção, reside o misticismo do mundo das mercadorias, e a formação de ideologias inseridas e constituintes do mundo capitalista.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter qualquer material científico para Extraprensa, o autor, doravante criador, aceita licenciar seu trabalho dentro das atribuições do Creative Commons, na qual seu trabalho pode ser acessado e citado por outro autor em um eventual trabalho, porém obriga a manutenção de todos os autores que compõem a obra integral, inclusive aqueles que serviram de base para o primeiro.
Toda obra aqui publicada encontra-se titulada sob as seguintes categorias da Licença Creative Commons (by/nc/nd):
- Atribuição (de todos os autores que compõem a obra);
- Uso não comercial em quaisquer hipóteses;
- Proibição de obras derivadas (o trabalho não poderá ser reescrito por terceiros. Apenas textos originais são considerados);
- Distribuição, exibição e cópia ilimitada por qualquer meio, desde que nenhum custo financeiro seja repassado.
Em nenhuma ocasião a licença de Extraprensa poderá ser revertida para outro padrão, exceto uma nova atualização do sistema Creative Commons (a partir da versão 3.0). Em caso de não concordar com esta política de Direito Autoral, o autor não poderá publicar neste espaço o seu trabalho, sob pena de o mesmo ser removido do conteúdo de Extraprensa.