Las memorias en disputa. Dos documentales de CanalSeisDeJulio
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2010.77227Palavras-chave:
Documentários, Memória, História, Terrorismo de Estado, ImpunidadeResumo
O monópolio da informação em mãos de poucos é especialmente evidente em um país como o México, onde as redes Televisa e TVAzteca dominam por completo a cena televisiva. Dar visibilidade a posturas desfavoráveis à política governamental em vigência, muitas vezes ausente na televisão, é um dos objetivos principais de Canalseisdejulio. Este pequeno grupo de não mais de dez integrantes, todos professores de cinema do Centro Universitario de Estudios Cinematográficos, se dedica desde 1988 a criar um espaço de contra-informação.
Um dos tópicos recorrentes nos vídeos de Canalseisdejulio é o terrorismo de Estado. Dois documentários que denunciam a violenta resposta do Estado ante atos de protesto da sociedade civil são: Tlatelolco. Las claves de la masacre (2003) e Halcones. Terrorismo de Estado (2006) de Carlos Mendoza. Este trabalho analisa as estratégias estéticas utilizadas em ambos documentários para construir uma memória social não oficial, uma revisão do passado histórico a partir de um olhar no presente.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter qualquer material científico para Extraprensa, o autor, doravante criador, aceita licenciar seu trabalho dentro das atribuições do Creative Commons, na qual seu trabalho pode ser acessado e citado por outro autor em um eventual trabalho, porém obriga a manutenção de todos os autores que compõem a obra integral, inclusive aqueles que serviram de base para o primeiro.
Toda obra aqui publicada encontra-se titulada sob as seguintes categorias da Licença Creative Commons (by/nc/nd):
- Atribuição (de todos os autores que compõem a obra);
- Uso não comercial em quaisquer hipóteses;
- Proibição de obras derivadas (o trabalho não poderá ser reescrito por terceiros. Apenas textos originais são considerados);
- Distribuição, exibição e cópia ilimitada por qualquer meio, desde que nenhum custo financeiro seja repassado.
Em nenhuma ocasião a licença de Extraprensa poderá ser revertida para outro padrão, exceto uma nova atualização do sistema Creative Commons (a partir da versão 3.0). Em caso de não concordar com esta política de Direito Autoral, o autor não poderá publicar neste espaço o seu trabalho, sob pena de o mesmo ser removido do conteúdo de Extraprensa.