Ecos burilados: arte que transforma cabaças em livros circulares
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2010.77228Palavras-chave:
Pavilhão da Criatividade, mate burilado, livros circulares, Patrimônio Cultural Peruano, cabaçaResumo
O Pavilhão da Criatividade, no Memorial da América Latina em São Paulo, abriga obras de culturas tradicionais latino-americanas. Há uma coleção de doze peças denominadas “mates burilados”. Mate significa recipiente na voz quíchua. A cabaça, fruto continente, parece ter sido recipiente de diversas culturas desde os tempos primordiais. Sua casca suave e amadeirada é um suporte artístico milenar. O encontro cultural proporcionou o aprimoramento estético artístico, de uma comunidade que vive na Serra Central do Peru, e estimulou a valorização da identidade local. Esse ofício familiar é patrimônio cultural peruano. Técnicas milenares e incisões realizadas com um objeto pontiagudo – buril; transformam cabaças em livros circulares, que narram os meios de vida, crenças, lutas e mudanças sociais daquela nação. Mates burilados são ecos burilados a espera de reconhecimento.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter qualquer material científico para Extraprensa, o autor, doravante criador, aceita licenciar seu trabalho dentro das atribuições do Creative Commons, na qual seu trabalho pode ser acessado e citado por outro autor em um eventual trabalho, porém obriga a manutenção de todos os autores que compõem a obra integral, inclusive aqueles que serviram de base para o primeiro.
Toda obra aqui publicada encontra-se titulada sob as seguintes categorias da Licença Creative Commons (by/nc/nd):
- Atribuição (de todos os autores que compõem a obra);
- Uso não comercial em quaisquer hipóteses;
- Proibição de obras derivadas (o trabalho não poderá ser reescrito por terceiros. Apenas textos originais são considerados);
- Distribuição, exibição e cópia ilimitada por qualquer meio, desde que nenhum custo financeiro seja repassado.
Em nenhuma ocasião a licença de Extraprensa poderá ser revertida para outro padrão, exceto uma nova atualização do sistema Creative Commons (a partir da versão 3.0). Em caso de não concordar com esta política de Direito Autoral, o autor não poderá publicar neste espaço o seu trabalho, sob pena de o mesmo ser removido do conteúdo de Extraprensa.