Documental argentino contemporáneo: la identidad cultural a través de las imágenes de tango

Autores

  • Natacha Muriel López Gallucci Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2010.77229

Palavras-chave:

Documentário, Subjetividade, Tango, Identidade

Resumo

Tenho a intenção de discutir os principais aspectos da relação entre o documentário argentino e da filosofia, retomando minha pesquisa de doutorado. Como recorte do tema que eu escolhi: quatro documentários por jovens argentinos de tango. Nas últimas décadas, foi produzido um importante número de documentários que partilham o mesmo momento histórico, com o novo cinema argentino e um diálogo sobre a crise política, desenvolvimento social e cultural no país. Estes documentários dão voz à poesia do tango aumentando a imagem em direção a uma nova composição estética. A captura desta representação popular latino-americana e dispositivos subjetivos e narrativos autobiográficos interpelando axiologicamente o papel do tango no cinema argentino, e seus usos a nível mundial. Ressaltamos os mecanismos de ruptura com o cinema comercial destacando entrevistas, ensaios, performances artísticas e a reconstrução histórica.

 

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2010-12-03

Como Citar

Gallucci, N. M. L. (2010). Documental argentino contemporáneo: la identidad cultural a través de las imágenes de tango. Revista Extraprensa, 3(3), 1000-1014. https://doi.org/10.11606/extraprensa2010.77229