Cultura e cidade: o papel dos intelectuais Mário de Andrade e Paulo Freire nas cidades de São Paulo e Recife
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2011.77234Palavras-chave:
Cultura, Políticas Culturais, CidadeResumo
O presente artigo traz uma reflexão sobre a relação entre cultura e cidade a partir as experiências precursoras dos intelectuais, Mário de Andrade, a frente da gestão do departamento de cultura em São Paulo e Paulo Freire, envolvido na expansão do Movimento de Cultura Popular na cidade do Recife com o método de ensino que se baseava na alfabetização a partir do universo vocabular e cultural da turma. Ambos atuaram a frente de seu tempo, inovando na área da cultura no Brasil, mesmo que através de breves passagens, inauguraram e marcaram o cenário da política cultural do país e das cidades onde atuaram. A partir disso, pensar a cidade como um ambiente em potencial para o desenvolvimento de ações socioculturais diversas que convivem frequentemente com diversidade e conflitos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter qualquer material científico para Extraprensa, o autor, doravante criador, aceita licenciar seu trabalho dentro das atribuições do Creative Commons, na qual seu trabalho pode ser acessado e citado por outro autor em um eventual trabalho, porém obriga a manutenção de todos os autores que compõem a obra integral, inclusive aqueles que serviram de base para o primeiro.
Toda obra aqui publicada encontra-se titulada sob as seguintes categorias da Licença Creative Commons (by/nc/nd):
- Atribuição (de todos os autores que compõem a obra);
- Uso não comercial em quaisquer hipóteses;
- Proibição de obras derivadas (o trabalho não poderá ser reescrito por terceiros. Apenas textos originais são considerados);
- Distribuição, exibição e cópia ilimitada por qualquer meio, desde que nenhum custo financeiro seja repassado.
Em nenhuma ocasião a licença de Extraprensa poderá ser revertida para outro padrão, exceto uma nova atualização do sistema Creative Commons (a partir da versão 3.0). Em caso de não concordar com esta política de Direito Autoral, o autor não poderá publicar neste espaço o seu trabalho, sob pena de o mesmo ser removido do conteúdo de Extraprensa.