A terra treme no Haiti: a narração sequenciada na cobertura pelo Jornal Nacional
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2011.77238Palavras-chave:
Linguagem, Narração sequenciada, Telejornalismo internacionalResumo
A narração sequenciada consiste na atuação mais enfática do repórter de televisão no cenário onde se desdobram as cenas de um acontecimento. Tal técnica de relato jornalístico foi amplamente utilizada na cobertura do terremoto que atingiu o Haiti em janeiro de 2010. O presente artigo analisa matérias produzidas nesses moldes para o Jornal Nacional, o telejornal de maior audiência no Brasil, pelos enviados especiais da Rede Globo ao país Lília Teles e o cinegrafista Luiz Cláudio Azevedo. Nosso objetivo é traçar um panorama contendo as possibilidades e limites da narração sequenciada enquanto técnica de relato telejornalístico.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter qualquer material científico para Extraprensa, o autor, doravante criador, aceita licenciar seu trabalho dentro das atribuições do Creative Commons, na qual seu trabalho pode ser acessado e citado por outro autor em um eventual trabalho, porém obriga a manutenção de todos os autores que compõem a obra integral, inclusive aqueles que serviram de base para o primeiro.
Toda obra aqui publicada encontra-se titulada sob as seguintes categorias da Licença Creative Commons (by/nc/nd):
- Atribuição (de todos os autores que compõem a obra);
- Uso não comercial em quaisquer hipóteses;
- Proibição de obras derivadas (o trabalho não poderá ser reescrito por terceiros. Apenas textos originais são considerados);
- Distribuição, exibição e cópia ilimitada por qualquer meio, desde que nenhum custo financeiro seja repassado.
Em nenhuma ocasião a licença de Extraprensa poderá ser revertida para outro padrão, exceto uma nova atualização do sistema Creative Commons (a partir da versão 3.0). Em caso de não concordar com esta política de Direito Autoral, o autor não poderá publicar neste espaço o seu trabalho, sob pena de o mesmo ser removido do conteúdo de Extraprensa.