Ênio Silveira: edição, repressão e redes de sociabilidade
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2014.85145Palavras-chave:
Livro, Editor, Rede de sociabilidade, Ditadura militarResumo
O presente artigo analisa um processo formado no Superior Tribunal Militar contra editores do livro “Fundamentos da Filosofia”, do soviético marxista Afasaniev, em especial Ênio Silveira, diretor da editora Civilização Brasileira. A metodologia de análise primou pela criação de duas categorias que se evidenciaram na leitura sistemática dos documentos oficiais: o papel do livro e a figura do editor. A rede de sociabilidade em que Ênio Silveira estava inserido também é analisada através da leitura de cartas trocadas com outros intelectuais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter qualquer material científico para Extraprensa, o autor, doravante criador, aceita licenciar seu trabalho dentro das atribuições do Creative Commons, na qual seu trabalho pode ser acessado e citado por outro autor em um eventual trabalho, porém obriga a manutenção de todos os autores que compõem a obra integral, inclusive aqueles que serviram de base para o primeiro.
Toda obra aqui publicada encontra-se titulada sob as seguintes categorias da Licença Creative Commons (by/nc/nd):
- Atribuição (de todos os autores que compõem a obra);
- Uso não comercial em quaisquer hipóteses;
- Proibição de obras derivadas (o trabalho não poderá ser reescrito por terceiros. Apenas textos originais são considerados);
- Distribuição, exibição e cópia ilimitada por qualquer meio, desde que nenhum custo financeiro seja repassado.
Em nenhuma ocasião a licença de Extraprensa poderá ser revertida para outro padrão, exceto uma nova atualização do sistema Creative Commons (a partir da versão 3.0). Em caso de não concordar com esta política de Direito Autoral, o autor não poderá publicar neste espaço o seu trabalho, sob pena de o mesmo ser removido do conteúdo de Extraprensa.