Tudo sobre minha mãe e algo sobre a teoria queer e o universo almodovariano: aproximações entre cinema e educação

Autores

  • Antón Castro Míguez
  • Estrella da Fonseca

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2014.85194

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar algumas reflexões sobre a relevância da teoria queer para os estudos fílmicos (STAM, 2003; LOPES, 2006), no sentido de se compreender, a partir dos pressupostos de que o cinema exerce uma espécie de “pedagogização da sexualidade” (LOURO, 2008), a importância do cinema queer em problematizar as categorias identitárias de gêneros e sexualidades. Para tanto, apresentamos algumas reflexões sobre as relações entre cinema queer e educação (MÍGUEZ, 2014) e uma proposta de leitura de Tudo sobre minha mãe (Pedro Almodóvar, 1999), em que se destaca sua proximidade (e, em algum momento, seu distanciamento) de uma perspectiva queer.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Antón Castro Míguez

    Professor do Departamento de Letras da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Graduado em Letras Português/Espanhol (USP), mestre em Letras (USP) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura (UPM). Contato: acmiguez@hotmail.com.

  • Estrella da Fonseca
    Professora de língua espanhola da Faculdade de Tecnologia de Itaquaquecetuba. Licenciada em Letras Português/Espanhol (UBC) e mestre em Letras (USP). Contato: fonsecaestrella@gmail.com.

Downloads

Publicado

2015-05-07

Como Citar

Míguez, A. C., & Fonseca, E. da. (2015). Tudo sobre minha mãe e algo sobre a teoria queer e o universo almodovariano: aproximações entre cinema e educação. Revista Extraprensa, 8(1), 82-89. https://doi.org/10.11606/extraprensa2014.85194