Is communication a strategic resource for digital commodities? E a comunicação um recurso estratégico para as mercancías digitais?
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2015.107603Palavras-chave:
comunicação, cultura, economía da InformaçaoResumo
Tentaremos demonstrar a validade da aplicação de um esquema (ou modelo) de análise comunicacional que apresentaremos aqui para a abordagem de certas características da criação de mercadorias simbólicas na Economia da Informação (EI). Acreditamos que uma abordagem a partir da comunicação ajudará a entender vários processos econômicos que se encontram no coração da EI – como a mercantilização da informação –. Não somente nos extremos do processo econômico, ou seja, na produção e no consumo de bens e mercadorias, como também no processo intermediário da circulação. A EI em certos aspectos se separou e até certo ponto se tornou autônoma da economia ‘real’ e de suas práticas tradicionais de produção, assumindo, por conseguinte, uma forma nova e específica de mercantilização (comoditização) do processo de comunicação.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter qualquer material científico para Extraprensa, o autor, doravante criador, aceita licenciar seu trabalho dentro das atribuições do Creative Commons, na qual seu trabalho pode ser acessado e citado por outro autor em um eventual trabalho, porém obriga a manutenção de todos os autores que compõem a obra integral, inclusive aqueles que serviram de base para o primeiro.
Toda obra aqui publicada encontra-se titulada sob as seguintes categorias da Licença Creative Commons (by/nc/nd):
- Atribuição (de todos os autores que compõem a obra);
- Uso não comercial em quaisquer hipóteses;
- Proibição de obras derivadas (o trabalho não poderá ser reescrito por terceiros. Apenas textos originais são considerados);
- Distribuição, exibição e cópia ilimitada por qualquer meio, desde que nenhum custo financeiro seja repassado.
Em nenhuma ocasião a licença de Extraprensa poderá ser revertida para outro padrão, exceto uma nova atualização do sistema Creative Commons (a partir da versão 3.0). Em caso de não concordar com esta política de Direito Autoral, o autor não poderá publicar neste espaço o seu trabalho, sob pena de o mesmo ser removido do conteúdo de Extraprensa.