A criação da obra “A Resistência” de Ernesto Sábato e o contexto da literatura argentina no século XX-XXI
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2010.77153Keywords:
Ernesto Sábato, Literatura argentina, Literatura hispano-americanaAbstract
O que nos propomos, no presente trabalho, é esclarecer de forma breve a trajetória intelectual e artística do escritor argentino Ernesto Sábato, bem como, as circunstâncias culturais que perpassam os diversos contextos históricos vividos por ele – já que estamos falando de um autor, ainda vivo, de quase um século de vida. Este breve percurso nos possibilitará analisar mais cuidadosamente, e com maior segurança, o contexto histórico-social e cultural em que a obra em foco, “A Resistência” (2000) foi escrita. Nesta perspectiva, se torna importante esclarecermos que elegeremos alguns dos principais temas e assuntos tratados em seus ensaios e romances, para então, posteriormente, entendermos melhor a criação da obra “A Resistência”, escrita no início do século XXI, e que está permeada de questões instigantes das muitas reflexões realizadas por Sábato nesta obra de “virada do século”, e que dizem respeito a uma investigação profunda dos principais problemas sociais e humanos da modernidade.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Ao submeter qualquer material científico para Extraprensa, o autor, doravante criador, aceita licenciar seu trabalho dentro das atribuições do Creative Commons, na qual seu trabalho pode ser acessado e citado por outro autor em um eventual trabalho, porém obriga a manutenção de todos os autores que compõem a obra integral, inclusive aqueles que serviram de base para o primeiro.
Toda obra aqui publicada encontra-se titulada sob as seguintes categorias da Licença Creative Commons (by/nc/nd):
- Atribuição (de todos os autores que compõem a obra);
- Uso não comercial em quaisquer hipóteses;
- Proibição de obras derivadas (o trabalho não poderá ser reescrito por terceiros. Apenas textos originais são considerados);
- Distribuição, exibição e cópia ilimitada por qualquer meio, desde que nenhum custo financeiro seja repassado.
Em nenhuma ocasião a licença de Extraprensa poderá ser revertida para outro padrão, exceto uma nova atualização do sistema Creative Commons (a partir da versão 3.0). Em caso de não concordar com esta política de Direito Autoral, o autor não poderá publicar neste espaço o seu trabalho, sob pena de o mesmo ser removido do conteúdo de Extraprensa.