A questão dos oligopólios do livro no Brasil e na Argentina: independência e diversidade como valores metadiscursivos contra-hegemônicos
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2010.77215Palavras-chave:
Editoração, Livros, Discurso, Independência, BibliodiversidadeResumo
Este trabalho aborda as contradições da edição de livros no Brasil e na Argentina, tendo em vista o protagonismo cultural e econômico de ambos os países no âmbito latino-americano, bem como as particularidades históricas e sociais de cada um. Discuto, em especial, o modo como tem se intensificado a concentração empresarial no setor por meio de fusões e aquisições lideradas por conglomerados nacionais ou estrangeiros. De outro lado, o trabalho considera o surgimento de pequenas editoras e de entidades que, lá e cá, buscam promover as bandeiras da independência e da chamada bibliodiversidade. Os parâmetros teóricos da análise empreendida advêm principalmente dos estudos da comunicação e do discurso. Sob esse prisma, a atividade editorial é vista — para além da oposição entre cultura e mercado — como um agenciamento de vozes sociais condicionado por injunções históricas e produtor de certos metadiscursos para legitimar-se.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter qualquer material científico para Extraprensa, o autor, doravante criador, aceita licenciar seu trabalho dentro das atribuições do Creative Commons, na qual seu trabalho pode ser acessado e citado por outro autor em um eventual trabalho, porém obriga a manutenção de todos os autores que compõem a obra integral, inclusive aqueles que serviram de base para o primeiro.
Toda obra aqui publicada encontra-se titulada sob as seguintes categorias da Licença Creative Commons (by/nc/nd):
- Atribuição (de todos os autores que compõem a obra);
- Uso não comercial em quaisquer hipóteses;
- Proibição de obras derivadas (o trabalho não poderá ser reescrito por terceiros. Apenas textos originais são considerados);
- Distribuição, exibição e cópia ilimitada por qualquer meio, desde que nenhum custo financeiro seja repassado.
Em nenhuma ocasião a licença de Extraprensa poderá ser revertida para outro padrão, exceto uma nova atualização do sistema Creative Commons (a partir da versão 3.0). Em caso de não concordar com esta política de Direito Autoral, o autor não poderá publicar neste espaço o seu trabalho, sob pena de o mesmo ser removido do conteúdo de Extraprensa.