A questão dos oligopólios do livro no Brasil e na Argentina: independência e diversidade como valores metadiscursivos contra-hegemônicos

Autores

  • José de Souza Muniz Jr Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2010.77215

Palavras-chave:

Editoração, Livros, Discurso, Independência, Bibliodiversidade

Resumo

Este trabalho aborda as contradições da edição de livros no Brasil e na Argentina, tendo em vista o protagonismo cultural e econômico de ambos os países no âmbito latino-americano, bem como as particularidades históricas e sociais de cada um. Discuto, em especial, o modo como tem se intensificado a concentração empresarial no setor por meio de fusões e aquisições lideradas por conglomerados nacionais ou estrangeiros. De outro lado, o trabalho considera o surgimento de pequenas editoras e de entidades que, lá e cá, buscam promover as bandeiras da independência e da chamada bibliodiversidade. Os parâmetros teóricos da análise empreendida advêm principalmente dos estudos da comunicação e do discurso. Sob esse prisma, a atividade editorial é vista — para além da oposição entre cultura e mercado — como um agenciamento de vozes sociais condicionado por injunções históricas e produtor de certos metadiscursos para legitimar-se.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • José de Souza Muniz Jr, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
    Graduado em Comunicação Social-Editoração pela Universidade de São Paulo. É membro do Grupo Comunicação e Trabalho (GCT) da ECA-USP.

Downloads

Publicado

2010-12-02

Como Citar

Muniz Jr, J. de S. (2010). A questão dos oligopólios do livro no Brasil e na Argentina: independência e diversidade como valores metadiscursivos contra-hegemônicos. Revista Extraprensa, 3(3), 845-855. https://doi.org/10.11606/extraprensa2010.77215