Textura e Gesto
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2017.127316Palavras-chave:
Deficiência visual, Técnicas corporais, Performance, Antropologia visual, Estudos da deficiênciaResumo
As fotografias deste ensaio foram realizadas entre 2010 e 2012, no âmbito de minha pesquisa de mestrado, durante trabalho de campo, no Instituto de Cegos Padre Chico, escola de ensino fundamental, em São Paulo, especializada em alunos com deficiência visual (cegueira ou baixa visão). Neste ensaio, procuro captar alguns gestos, movimentos incompletos e balanços no ar, que remetem a técnicas corporais instituídas no cerimonial cotidiano do corpo. Nesse adestramento, onde o próprio corpo é instrumento da técnica, figuram dedos que decifram gráficos em relevo, mãos lendo em braile e saltos ao som da corda. Em minha dissertação, exponho como algumas dessas técnicas se conectam a categorias de nomeação, sinais corporais e atributos qualificativos, negociados pelos atores para compor práticas performativas da deficiência visual.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.