A Dessensibilização do Cotidiano
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2017.127318Palavras-chave:
Fotografia, Trabalho infantil, Cotidiano, Matadouro, AgresteResumo
O ensaio fotográfico “A dessensibilização do cotidiano” é uma projeto autoral, com fotos e texto, que busca provocar a reflexão crítica de nossa percepção à dor do outro através de imagens que simbolizem nossa dessensibilização ao sofrimento que nos é próximo. As fotos mostram o cotidiano de um matadouro clandestino no agreste pernambucano, em que a ausência de condições de higiene e segurança e o envolvimento de crianças na lide com a limpeza de membros e órgãos dos animais abatidos são pretextos para uma análise crítica de nossa incapacidade de sensibilização à dor alheia, quando esta nos cerca diariamente, banalizada pela repetição. O texto busca conduzir o olhar e a atenção do observador do choque inicial − causado pela narrativa visual − ao reconhecimento de que o estranhamento causado pelas imagens denuncia de forma constrangedora nossa relação de impassividade diante da dor do outro, presente em nosso cotidiano. Além disso, o texto descreve brevemente o processo acidental da escolha do tema a partir de um recorte humanista, a interação com os fotografados, o dilema da composição fotográfica e sua relação ética e estética. A primeira exposição do projeto A dessensibilização do cotidiano foi realizada em abril de 2015 em um Centro Estudantil em Friburgo, Suíça, com curadoria da fotógrafa Mélanie Baierlé.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.