Uma festa nos subúrbios cariocas: pessoas e coisas em torno de Cosme e Damião
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2018.142529Palavras-chave:
Cosme e Damião, Subúrbios, Rio de Janeiro, Troca-dádiva, Fotografia etnográficaResumo
Este ensaio visa uma descrição fotoetnográfica dos festejos de Cosme e Damião nos subúrbios do Rio de Janeiro, enfocando os processos de produção das ofertas, mobilização de famílias e vizinhanças, bem como as dinâmicas espaciais características das trocas-dádivas ocorridas neste contexto. Estes festejos misturam tradições religiosas católicas e de origem africana (umbanda e candomblé) – o que se nota nas práticas, discursos e nos materiais (doces, roupas, imagens) enfocados no ensaio, bem como em uma certa noção de infância que se desdobra a partir das ofertas de doces características da data. Por meio de uma apresentação reflexiva da captura de fotografias realizada em torno do dia 27 de setembro de 2015, este trabalho visa mostrar, em textos e imagens, como se “faz uma festa”, e quais as operações espaciais e interativas confluem neste evento religioso.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.