Da rua para os palcos, relações insuspeitas entre dança popular e dança teatral (Resenha de Marianna Monteiro)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2018.142624Palavras-chave:
Dança, Popular, Teatro, ReligiãoResumo
A relação conflituosa entre uma suposta “natureza dançante” do povo brasileiro e a participação apenas remota que a dança de palco ocupa no cenário cultural do Brasil constitui a provocação inicial que motivou Marianna Monteiro a realizar sua pesquisa, oportunamente nominada Dança popular: espetáculo e devoção. Como preconizado no subtítulo, a investigação lida com vetores aparentemente opostos – advindos da velha dialética do sagrado e do profano – contudo, marcados por relações insuspeitas, em que política, economia, estética e religião se interceptam nos processos formativos das danças populares brasileiras, considerados pela autora como parte integrante da expansão do Estado Moderno português, entre os séculos XVI e XVIII. A pesquisa é fruto da tese de doutorado apresentada ao Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), sob orientação da professora Olgária Feres Matos.
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