Arbitrariedade, Incertezas e Redes: um "voo baixo" sobre o mundo inteiro
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2018.142625Palavras-chave:
Redes sociotécnicas, Contemporaneidade, Decomposição social, Democracia, EstrangeiroResumo
Em O Mundo Inteiro Como Lugar Estranho, livro de caráter ensaístico, Canclini
aborda diversos aspectos culturais da contemporaneidade em tempos de decomposição social. As estruturas que acreditávamos estáveis e as teorias que considerávamos como explicativas das realidades sociais já não se sustentam num mundo em que os atores ligados às redes sociotécnicas criam e recriam a todo instante suas formas de associação. No livro, o autor percorre este mundo como um lugar estranho, lançando-se num “voo baixo” sobre temas como: ser estrangeiro; a democracia que, a seus olhos, ganha o adjetivo de “canalha”; formas de hacktivismo; maneiras de escrever ciência e literatura; além de falar sobre os congressos acadêmicos, sempre de um ponto de vista crítico em relação a cultura ocidental dominante e às certezas magistrais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.