Uma paciência selvagem trouxe-me até aqui: escrita em processo sobre processos de construção de lesbianidades através de escrita, circulação de textos e leitura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2019.152113

Palavras-chave:

Lesbianidades, Imprensa lésbica brasileira, Antropologia textual, Literacies, Gênero

Resumo

O presente trabalho, formulado inicialmente como trabalho de conclusão de um curso sobre etnografia e textualidade, apresenta parte dos resultados de pesquisa de mestrado da autora sobre publicações lésbicas de caráter periódico no Brasil e sua construção e circulação através de redes de correspondência, criando espaços para elaboração identitária, experimentação de escrita e construção política. Aqui, discuto gênero e gênero textual (gender, genre), a partir de uma perspectiva pós-estruturalista. O texto é construído através de e-mails e uma carta escrita a mão, em uma proposta de emulação do gênero epistolar, tendo o devaneio e a digressão como uma das marcas textuais empregadas para tal e a impossibilidade de edição como impulso para uma criação incremental e fragmentária dos argumentos.

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Biografia do Autor

  • Carolina Maia, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Museu Nacional

    Carolina Maia é formada em Comunicação Social (Jornalismo/UFRGS), especialista em Gênero e Sexualidade (CLAM/IMS/UERJ), mestre e doutoranda em Antropologia Social (PPGAS/MN/UFRJ). Sua dissertação de mestrado, “Entre armários e caixas postais: correspondências, escritas de si e constituição de redes na imprensa lésbica brasileira” (2017), ganhou o prêmio de melhor dissertação no biênio 2016-2018 da Associação Brasileira de Estudos da Homossexualidade. Atualmente, pesquisa procedimentos caseiros de inseminação assistida. E-mail: carolinamaia@ufrj.br

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Publicado

2019-10-24

Edição

Seção

Dossiê Artes e antropologias

Como Citar

Maia, Carolina. 2019. “Uma Paciência Selvagem Trouxe-Me Até Aqui: Escrita Em Processo Sobre Processos De construção De Lesbianidades através De Escrita, circulação De Textos E Leitura”. GIS - Gesto, Imagem E Som - Revista De Antropologia 4 (1): 94-124. https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2019.152113.